ANGRA DOS REIS
A Polícia Federal deflagrou, quinta-feira, 5, a Operação Classificação de Risco, voltada à apuração de crimes relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes na região da Costa Verde. A ação teve como principal alvo um médico pediatra.
Durante a operação, os agentes cumpriram um mandado de prisão temporária contra o investigado, além de três mandados de busca e apreensão. Materiais considerados relevantes para a investigação foram apreendidos e encaminhados para perícia técnica.
As investigações tiveram início a partir de ações de monitoramento realizadas pela Polícia Federal, que identificaram indícios de armazenamento e compartilhamento de conteúdos ilícitos envolvendo abuso sexual infantil na internet. Com o aprofundamento das apurações, surgiram elementos que apontam para possível aliciamento de crianças e adolescentes para fins sexuais, com atuação concentrada principalmente nos municípios de Angra dos Reis e Paraty.
No decorrer da investigação, também foi identificada a possível participação de um professor. Ele foi conduzido para prestar esclarecimentos e liberado em seguida. A Polícia Federal segue investigando para esclarecer o grau de envolvimento e verificar a existência de outras pessoas ligadas aos fatos.
O médico preso foi encaminhado ao sistema prisional do estado e permanecerá à disposição da Justiça. Ele poderá responder por crimes como armazenamento de material contendo cenas de abuso sexual infantil, estupro de vulnerável, exploração sexual infantojuvenil e associação criminosa. As investigações continuam com o objetivo de identificar possíveis vítimas e ampliar o esclarecimento dos fatos.