RESENDE
Os pequenos produtores rurais do município poderão contar com a ajuda da prefeitura para auxiliar na produção. O Plenário aprovou a indicação do presidente do Legislativo, o vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) solicitando que o Poder Executivo faça um estudo de viabilidade para disponibilizar, gratuitamente, máquinas agrícolas, tratores e afins, para pequenos produtores rurais. O presidente ainda chamou para serem signatários da propositura os vereadores Soraia Balieiro (PSD), Nélson da Silveira Diniz (União Brasil) e Fábio Lucas de Almeida (Avante).
De acordo com o vereador Reginaldo Engenheiro Passos a proposta visa criar uma política de estímulo para cada etapa da produção rural no município. O subsídio do serviço de maquinário é um desses benefícios. “O programa prevê a disponibilização gratuita de maquinários para cada produtor, exaltando a importância da agricultura familiar. A proposta é de valorização dos produtores rurais, dando oportunidade para aumentarem suas produções e consequentemente a renda de cada um, fortalecendo muito essa área”, explicou o presidente. Ele disse ainda que é de extrema importância a prefeitura implementar programas que fortaleça a cadeia produtiva, ajudando os trabalhadores do campo a produzir, e ao mesmo tempo vender seus produtos dentro do próprio município, melhorando assim o orçamento financeiro de cada um. “Destaca-se que o trabalho das máquinas sem qualquer tipo de custo para os produtores rurais será uma iniciativa muito positiva. Temos pessoas que produzem todo tipo de cultura agrícola propícia para região e com isso, terão um incentivo a mais para melhorar suas produções”, complementou o parlamentar.
MANUTENÇÃO DA ESTRADA DA PARTE ALTA DO PARQUE NACIONAL
Em outra indicação, o vereador Reginaldo Engenheiro Passos, solicita a prefeitura que seja feita, junto ao Departamento de Estrada e Rodagens (DER), a manutenção da RJ- 485, Estrada da Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia, no distrito de Engenheiro Passos. “A estrada está localizada na divisa os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, porém no domínio de Resende. Visitado por milhares de pessoas anualmente, o Parque Nacional do Itatiaia conta com o Pico das Agulhas Negras, o ponto mais alto do Brasil, o que atrai turistas e amantes das montanhas, mas tendo uma via com seu estado precário, dificulta muito a visita de todos ao local”, justifica o vereador.