ITATIAIA
O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, registrou a menor temperatura do ano no Brasil nesta terça-feira, dia 20. Segundo dados de uma estação meteorológica não oficial instalada a 2.450 metros de altitude, os termômetros marcaram -6,7ºC por volta das 6h30min.
A câmera instalada na parte alta do parque captou um primeiro pico de frio de -6,3ºC às 6h11min, antes de a temperatura cair ainda mais. Com o intenso frio, o cenário do bioma se transformou: uma leve geada cobriu o campo e a vegetação, criando um visual etéreo, com névoa fina semelhante a uma garoa congelada.
Vídeos gravados no local revelam o som do vento sibilando pelas montanhas, reforçando a sensação térmica congelante registrada no alto da serra. O dado foi confirmado pela WS Consultoria Climatológica, parceira do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém um ranking anual de temperaturas mínimas em todo o país.

O relevo montanhoso do parque, com altitudes que variam entre 600 e 2.791 metros -Franciele Aleixo
Conheça o bioma
O Parque Nacional do Itatiaia, criado em 14 de junho de 1937, é o primeiro parque nacional do Brasil. Ele abrange áreas dos municípios de Itatiaia e Resende (RJ), além de Bocaina de Minas e Itamonte (MG). O relevo montanhoso do parque, com altitudes que variam entre 600 e 2.791 metros, favorece fenômenos climáticos extremos, especialmente na região do Planalto do Itatiaia, conhecida como parte alta.
Nessa área, encontram-se campos de altitude e vales suspensos que abrigam nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais. Já a parte baixa do parque é caracterizada pela vegetação exuberante da Mata Atlântica, que atrai milhares de visitantes durante todo o ano.