>
728x90 vacina (1)

Parceria firmada em Volta Redonda incentiva contratações de jovens em situação de vulnerabilidade

Por Tânia Cruz
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA
Em nova reunião realizada na terça-feira, dia 14, entre a coordenadora Municipal da Juventude, Larissa Garcez, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, em Volta Redonda, foi discutida a prioridade na contratação de jovens em situação de vulnerabilidade. O encontro contou com a participação representantes do setor de Recursos Humanos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), da Fundação CSN, do Sindicato dos Metalúrgicos e da Comissão da Aprendizagem, por meio da gestão do Programa de Erradicação ao Trabalho Infanto-Juvenil, e dos Conselheiros da Juventude que formam a parceria para geração de emprego.
Larissa Garcez classificou a reunião como bastante produtiva, mas ressaltou que o encontro, na verdade, faz parte de uma série de outros debates que têm ocorrido na cidade. De acordo com ela, em geral, envolvendo setores produtivos, empregadores e contando com o acompanhamento do Ministério Público do Trabalho, Fiscais do Trabalho e Ministério Público Estadual, por meio da Vara da Infância e Adolescência.
VAGAS DE EMPREGO PARA JOVENS
Ainda segundo informou a coordenadora da Juventude, o objetivo da parceria é que vagas de emprego abertas para jovens no próximo ano possam ser preenchidas por candidatos que estejam em situações de maior risco social. Para isso, é necessário acrescentar essa proposta nos editais a serem feitos. Disse ainda que a maior idealização da reunião foi conversar com o RH sobre as vagas de aprendizagem nos editais de contratação que serão abertos no próximo ano.
Larissa lembrou que a coordenadoria solicitou prioridade para o público jovem de maior vulnerabilidade do município. “Aí podemos cruzar informações com o nosso banco de dados que será disponibilizado”, informou, lembrando que essas informações são administradas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Coordenadoria da Juventude e pela Fundação Beatriz Gama (FBG). “Eles assumiram o compromisso de dar essa oportunidade nos próximos editais de contratações para o jovem aprendiz, e ainda de firmarmos parceria para as demais vagas”, completou a coordenadora.
SERVIÇO
Vale ressaltar que o banco de dados do Centro Oportunizar, gerido pela Coordenadoria da Juventude, está disponibilizado a todos os setores de recrutamento das empresas para as futuras contratações. A equipe está à disposição para qualquer dúvida sobre o programa e auxílio de seu cumprimento, conforme o percentual do Programa Jovem Aprendiz que é determinado por lei.
Recentemente, com auxílio do Centro Oportunizar, 16 jovens foram contratados pela empresa RIP que presta serviços à CSN, em processo seletivo realizado pela Fundação CSN, através do programa Jovem Aprendiz.
Os recém-contratados foram atendidos no quiosque que fica no bairro Vila Santa Cecília, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com o objetivo principal de auxiliar jovens residentes na cidade com idades entre 15 e 29 anos na conquista do primeiro emprego ou estágio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz.
JOVENS E ADOLESCENTES PROCURANDO TRABALHO
A coordenadora da Juventude lembrou que em Volta Redonda tem muitos jovens e adolescentes que estão à procura de trabalho, no banco de dados, mais de 500. “Alguns já estão com 16 anos e contam com a distorção idade/série, ou seja, não têm ainda o Ensino Médio, somente o Ensino Fundamental. Hoje estamos articulando toda nossa rede municipal para a importância da temática e finalizamos o nosso fluxo de atendimento ao público, graças a esse trabalho entre as secretarias municipais e a fundação”, destacou Larissa.
Larissa disse também que a CSN assegurou que poderá contratá-los, mas diante de um trabalho periódico, como o que está sendo apresentado. O compromisso,. Disse ela que é capacitar esses adolescentes e jovens que estão em busca de uma vaga por um emprego seguro, auxiliando no combate ao trabalho infanto-juvenil, como um curso oferecido pela prefeitura para que esses jovens tenham orientação de como proceder no ambiente de trabalho.


você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos