>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Padaria Escolar forma novos profissionais em Pinheiral

Por Idel Pinheiro

PINHEIRAL

728x90 parque

Mais de 30 pessoas foram beneficiadas em Pinheiral com qualificação profissional gratuita através da Padaria Escolar. A entrega do certificado de conclusão do curso de panificação para as turmas compostas não só por alunos da rede municipal, mas também por pessoas da comunidade, foi realizada pela vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos, e pelo secretário municipal de Educação, Fernando Antônio Cabral de Souza Júnior, no dia 19, no auditório da Prefeitura de Pinheiral.

O curso conta com disciplinas ofertadas na modalidade presencial, com abordagens teóricas e práticas. O aluno deverá cumprir a carga horária de 30 horas, de acordo com a matriz curricular que prevê disciplinas como Matemática, Nutrição, Projeto de Desenvolvimento em Panificação, entre outas. O curso que, até ano passado era aberto somente para alunos das redes estaduais e municipais, agora atende de forma efetiva e sistemática não só esses alunos, mas também, os demais participantes da comunidade com perfil de situação de vulnerabilidade, risco e exclusão social.


O secretário falou um pouco sobre o funcionamento do curso e afirmou que todo o alimento produzido é voltado para os alunos das escolas da cidade. “A gente ensina eles a produzirem diferentes tipos de biscoitos e pães à base de leite. Tudo o que utilizamos na Padaria Escolar são alimentos utilizados dentro das escolas. Dessa forma, nós direcionamos alguns desses insumos para a padaria com o intuito de aumentar a produção e atender as escolas a partir disso, destinando tudo para os alunos da rede. Para essa turma em específico, nós conseguimos incluir a parte de ação empreendedora nas aulas para que os alunos possam aprender a fazer os pães e biscoitos e utilizar isso para a comercialização, gerando emprego e renda que não necessita de carteira assinada. Essa é uma medida que vamos buscar manter no curso”, disse o secretário.

Cristiane Lúcia Roberto, de 39 anos, aluna do curso de panificação, disse que o curso gera muitas possibilidades pessoais e profissionais. “Decidi fazer o curso porque atualmente trabalho em uma padaria e vejo uma necessidade de ter um padeiro, além de pensar em abrir meu próprio negócio. A criação do curso é uma iniciativa muito boa para ter uma nova oportunidade de crescimento e também ajudar nossos amigos e familiares. No meu caso, há instituições na igreja que faço parte onde saímos para distribuir sopões. Então o curso possibilita que eu faça pães e biscoitos e leve para essas pessoas, complementando a ação”, declara.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos