RESENDE
Resende formalizou, na última quarta-feira, 28, um novo acordo voltado ao fortalecimento do mercado de trabalho local. Durante reunião do programa Emprega + Resende, realizada na sede do SENAI/Firjan Resende, o prefeito Tande Vieira assinou a Carta de Adesão ao Pacto pela Empregabilidade, iniciativa que reúne poder público, setor produtivo e instituições formadoras para ampliar ações de qualificação profissional no município.
O pacto estabelece uma parceria entre a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SMICS), empresas instaladas na cidade, entidades representativas e instituições de capacitação, como a Firjan Sul Fluminense. O plano de ação apresentado prevê medidas integradas voltadas à formação profissional, qualificação da mão de obra e ampliação das oportunidades de emprego.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Fernando Rodrigues, o acordo chega em um momento estratégico para o município, que vive uma fase de crescimento econômico. “O Pacto pela Empregabilidade representa a união de esforços da Prefeitura com tantos parceiros que possuem o mesmo propósito de aumentar as oportunidades e garantir que o crescimento da cidade se traduza em mais empregos e renda para a população”, apontou.
O presidente da Firjan Sul Fluminense e 2º vice-presidente da Firjan, Henrique Nora Junior, destacou a importância da iniciativa diante das transformações do mercado de trabalho. “Temos um mercado cada vez mais dinâmico, que exige novas competências técnicas, comportamentais e digitais. Preparar os trabalhadores para esse cenário e contribuir com a qualificação da mão de obra alinhada às transformações do mundo de trabalho é garantir mais renda para as famílias e mais desenvolvimento para o município”, disse.
Resende se destaca em indicadores de emprego e renda
Os avanços recentes na economia local reforçam o cenário favorável à implantação do pacto. Em 2025, Resende superou a média estadual no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no eixo Emprego e Renda, alcançando a terceira colocação entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Entre as cidades com até 200 mil habitantes, ficou em primeiro lugar.
O município também apresentou desempenho positivo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), encerrando 2025 com o maior saldo de empregos da região do Médio Paraíba, impulsionado principalmente pelos setores de Indústria e Serviços.
O prefeito Tande Vieira afirmou que a expectativa é de que o pacto amplie ainda mais esses resultados. “Esse é um momento muito marcante para a nossa cidade. Tenho certeza de que o Pacto pela Empregabilidade vai fazer uma diferença muito grande na vida de muita gente. Quero parabenizar todo mundo que está envolvido neste grande projeto e agradecer pela dedicação com o desenvolvimento de Resende e da melhoria na qualidade de vida das nossas famílias”, finalizou.