BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, deu início neste mês à elaboração do Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2026 a 2029. Os primeiros encontros foram realizados ao longo dos últimos dias, envolvendo os responsáveis por todas as secretarias, fundos e autarquias do município.
Instituído pela Constituição Federal, o Plano Plurianual estabelece diretrizes, objetivos e metas de médio prazo, que orientam a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a administração pública durante um período de quatro anos. Como principal instrumento de planejamento público no Brasil nos três níveis de governo, ele deve orientar a gestão pública, buscando atender às demandas da sociedade. Além disso, o PPA assegura a continuidade da ação do governo durante as transições administrativas, já que se inicia no segundo ano de mandato do chefe do Poder Executivo e se prolonga até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor.
De acordo com o secretário de Finanças de Barra Mansa, Leonardo Ramos de Oliveira, o cronograma atual garante que a Prefeitura faça rodadas de planejamento estratégico com todas as áreas do governo, com assertividade e as melhores práticas.
– A partir do momento em que fazemos isso, nós começamos a olhar para as nossas finanças de maneira mais planejada, fazendo as provisões devidas e trazendo representantes de todos os setores da prefeitura. Essa ferramenta vai nos auxiliar efetivamente para que, nos próximos anos, o governo faça o que for necessário pela cidade, de forma bem planejada e com responsabilidade fiscal – destacou Leonardo.
Para o subsecretário do Tesouro Municipal, Thiago Dias da Fonte, o envolvimento de todas as secretarias, fundos e autarquias permite que cada uma delas entenda como o PPA afetará diretamente seu orçamento nos próximos anos. “Com essas reuniões, cada unidade gestora e secretaria poderá se organizar melhor com seus gastos, programas e obras. Assim, cada uma poderá fazer algo ligado ao seu dia a dia, de acordo com suas necessidades e urgências. Isso contribui para que todo o trabalho ocorra de modo correto e dinâmico”, contou.
A partir das reuniões e da apresentação ao prefeito, a Secretaria de Finanças terá até agosto para enviar o Planejamento Plurianual para análise e aprovação da Câmara Municipal.