VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda informou hoje, 13, que a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) planeja uma série de investimentos na segurança pública da cidade para os próximos 12 meses. Segundo a nota, a expectativa é que, ao longo do ano, o número de câmeras de monitoramento vinculadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) seja ampliado; assim como o quantitativo de aliados da Segurança Pública, além da realização de importantes obras estruturais como o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o novo quartel da Guarda Municipal.
Ainda segundo a administração municipal, nos primeiros meses do ano, três novas patrulhas especializadas da Guarda Municipal começarão a atuar, são elas: a de Proteção à Criança e ao Adolescente, a de Proteção Animal e Ambiental e a de Garantias Fundamentais – essa última atuará em casos de intolerância religiosa, preconceitos raciais, contra pessoas com deficiência e LGBTQIA+.
Outra novidade será o reforço do policiamento nas ruas à noite, através do convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Estado da Polícia Militar. A medida vai permitir que policiais militares de folga sejam contratados para trabalhar todos os dias durante o período noturno. A ação atende a um planejamento feito pela Semop, integrado às demais forças de segurança pública, com base na mancha criminal e no policiamento de proximidade.
“Hoje, 21 agentes atuam em todos os bairros de Volta Redonda, divididos em sete regiões, diariamente, das 9h às 21h – horários de maior incidência criminal. Com o reforço, serão 30 agentes no total. É um serviço suplementar ao policiamento ostensivo desenvolvido pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Nós queremos que esses profissionais promovam o conceito de proximidade, para que a população possa ter ainda mais confiança nos órgãos de segurança, participando ativamente das ações, inclusive denunciando atos ilícitos”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique.
A prefeitura informou também que reforço no policiamento noturno é um dos planos da Semop, que visa também aumentar o número de câmeras, por meio de uma parceria com a iniciativa privada, e o de “aliados”, através do projeto “Tenda de Proximidade”, que de forma itinerante visita vários bairros de Volta Redonda.
“Avançaremos por meio de parcerias com a iniciativa privada e as associações de moradores, incorporando mais câmeras particulares ao sistema do Ciosp e aumentando o número de pessoas que queiram colaborar com as forças de segurança do município, a quem carinhosamente chamamos de ‘aliados da Segurança Pública’. Vamos ampliar as câmeras de reconhecimento facial, que têm ajudado a retirar das ruas pessoas com pendência com a Justiça e até a localizar desaparecidos”, disse Coronel Henrique, acrescentando:
“O objetivo é aumentar a capacidade de monitoramento, combater e prevenir situações delituosas, trazendo maior sensação de segurança – além, é claro, de auxiliar as autoridades competentes em investigações e soluções de crimes. E não são só crimes, mas essas imagens também podem ajudar em casos de acidentes de trânsito também”, resumiu o secretário.
Batalhão de Ações com Cães e nova sede da GMVR
Neste ano ainda terão início as obras de construção do Batalhão de Ação com Cães (BAC), da Polícia Militar, e da nova sede da Guarda Municipal de Volta Redonda. O BAC ficará no bairro Roma e será subordinado ao Comando de Operações Especiais (COE), com atuação nas 21 cidades da região cobertas pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), incluindo o 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar) de Volta Redonda, o 37º BPM de Resende, o 33º BPM de Angra dos Reis, o 10º BPM de Barra do Piraí e a 2ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Paraty.
Já a sede da GMVR, na Ilha São João, será reformada. Pelo projeto, feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda (IPPU-VR), o novo quartel será mais moderno, com uma recepção mais atrativa e todo o espaço protegido por grade. Uma guarita central vai ampliar o controle do fluxo de viaturas que entram e saem do local. A identidade visual também foi pensada, com o brasão da Guarda Municipal exposto de frente para a Avenida Alexandre Polastri Filho, facilitando a identificação da sede da corporação.
“São investimentos importantes que visam estruturar a segurança pública de Volta Redonda para o futuro. São quartéis que vão facilitar a logística para a realização de operações e terão um papel fundamental no combate ao crime no âmbito regional e no aumento da sensação de segurança por parte da população. As pessoas verão o movimento desses policiais militares e guardas municipais, confiarão mais nos órgãos de segurança e automaticamente participarão mais da construção de uma cidade mais segura”, disse Coronel Henrique, reforçando que todas essas ações seguem as diretrizes do prefeito Antonio Francisco Neto, em uma gestão na qual o compromisso com a proteção e o bem-estar da população de Volta Redonda é prioridade.
“Entendemos que segurança pública é um dever de todos e com isso estamos prevenindo, combatendo e solucionando crimes, graças ao empenho de todos, inclusive da população. Quando falamos em segurança, estamos falando de qualidade de vida, de bem-estar, e a vigilância tem que ser constante e é isso que temos promovido. Acreditem, Volta Redonda vai ser a cidade mais segura desse país”, finalizou o prefeito Neto.