VOLTA REDONDA
Ontem, um homem de 30 anos e morador do bairro Santo Agostinho foi preso por descumprir decisão judicial prevista na Lei 14.344/2022 (Lei Henry Borel), após trabalho em conjunto que envolveu o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Guarda Municipal (GMVR) e o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). Ele foi encontrado com a vítima que é uma menor de 13 anos, e encaminhado à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), no bairro Aterrado.
O Conselho Tutelar acionou o Ciosp, informando que uma menor de idade estaria em companhia de um homem que ignorou a medida protetiva, baseada na Lei Henry Borel – por suspeita de violência sexual e exploração.
Após o trabalho de inteligência da Guarda Municipal, de acompanhamento das imagens por câmeras de monitoramento e de rondas pelo bairro Vila Americana, o inspetor De Oliveira e o GM Mattos localizaram os dois e o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado pelos agentes. Toda a ação foi acompanhada por representante do Conselho Tutelar.
“O homem foi levado à Deam, onde ficou preso e vai responder por descumprir decisão judicial prevista na Lei 14.344/22 e por resistência. De acordo com o Conselho Tutelar, é a primeira vez que uma pessoa vai responder com base na Lei Henry Borel em Volta Redonda”, disse em nota a prefeitura.
“Todos os agentes envolvidos nessa ocorrência estão de parabéns, pois através do trabalho integrado entre as forças de segurança, o suspeito foi localizado e encaminhado à apreciação da autoridade policial”, enalteceu o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.