SUL FLUMINENSE
Até o dia 20 deste mês, a 1ª Divisão de Exército (1ª DE), Divisão Mascarenhas de Moraes, estará conduzindo em cidades da região o Exercício de Adestramento Avançado, denominado Operação Membeca. As tropas partiram no dia 8 do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora (Minas Gerais), para Paracambi, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis e Resende.
Participam dessa operação cerca de 4,8 mil homens e mulheres das seguintes tropas: Comando da 1ª Divisão de Exército; 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha; Grupamento de Unidades Escola/ 9ª Brigada de Infantaria Motorizada; Brigada de Infantaria Pára-quedista; Artilharia Divisionária da 1ª DE; Base de Apoio Logístico do Exército; Comando de Operações Especiais; Comando de Aviação do Exército; 5° Grupamento de Engenharia; 11º Batalhão de Polícia do Exército; 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear; e 1° Grupo de Artilharia Antiaérea.
“Neste complexo e relevante exercício militar, ao longo das suas 12 jornadas de duração, serão empregadas 703 viaturas e 3 aeronaves. Serão desdobradas, no terreno, uma Base Logística Terrestre e duas Bases Logísticas de Brigada, com a distribuição de 93.775 refeições (ração quente) e 14.340 rações operacionais, além de 143.000 litros de diesel e 8.500 litros de gasolina”, informou a assessoria de imprensa da 1ª DE.
Atendimentos de saúde
Em Barra Mansa, a Prefeitura de Barra Mansa informou que parte dos militares está instalado no Parque da Cidade, onde oferecerá atendimentos de saúde para a população e proporcionará atividades recreativas para crianças. As ações serão no sábado, 13, de 9 às 17 horas. Está previsto atendimento médico (clínico geral) e odontológico básico, com aplicação de flúor.
Já segunda-feira, 15, está prevista uma Ação Cívico Social, de recepção de crianças e jovens, para apresentação do Exército e suas atividades. O Tiro de Guerra de Barra Mansa também dá apoio às tropas.