A Light patrocinou a reforma do “Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores” importante prédio do patrimônio histórico da cidade de Piraí, que está localizado no distrito Arrozal. A inauguração das novas instalações acontecerá no dia 30 de janeiro.
De acordo com a arquiteta, Jaciara Paes, que foi responsável pelo projeto de restauração que durou quatro anos, o prédio é um exemplo da arquitetura civil. “A restauração do Casarão tem a sua importância histórica, pois é a reforma de um ícone de construção de um tempo. Construída por Manoel de Souza Breves, a edificação é um exemplo da arquitetura civil que marca o Ciclo do Café”, comentou a arquiteta.
A restauração do espaço foi idealizada pela irmã Elizabeth Alves, presidente da Associação dos Comunicadores de Arrozal, que é a proponente do projeto cultural e gestora do espaço. “Começamos a utilizar o Casarão para abrigar a Pastoral da Criança em 1993. Desde então desenvolvemos uma série de atividades e serviços para a população que vão desde cursos profissionalizantes de pedreiro, eletricista, manicure e costureira, até oficinas de artesanato e jongo (dança africana). Criamos ainda o Museu do Negro e a farmácia que vende cerca de 300 vidros de xarope por semana. A vida da comunidade passa por aqui”, comentou a irmão Elizabeth que é gestora de todas as atividades, acrescentando que após a reforma, o casarão ganhou ainda novos espaços como o auditório, sala multiuso, salas de exposição temporárias, área externa e o anfiteatro.
HISTÓRICO DA REFORMA
Em 2014, irmã Elizabeth Alves, presidente da Associação dos Comunicadores de Arrozal, conseguiu o patrocínio da Petrobras para a realização do projeto de restauração. Iniciaram-se então as atividades de levantamento, prospecções, pesquisa histórica e iconográfica, projeto arquitetônico, oficinas da Obra Escola e por fim a obra de restauração do prédio, com o apoio da Petrobras e por outras instituições de fomento à Cultura.
A proposta primordial foi a revitalização e readequação do espaço para preservação desse patrimônio histórico nas esferas estadual e federal para melhor ocupação de suas atividades socioculturais.
PROJETO OBRA ESCOLA
Moradores passaram por capacitação visando a restauração – Foto: Divulgação
Projeto que capacitou 35 moradores do Distrito de Arrozal em Piraí com o objetivo de atuar em diversas funções desenvolvidas dentro de uma obra de restauro. Muitos dos participantes do projeto de integraram a equipe responsável pela restauração do próprio Casarão.
O CASARÃO DE ARROZAL
A inauguração das novas instalações acontecerá no dia 30 de janeiro – Divulgação
Antiga Fazenda Sobrado, como era conhecido, está localizado na praça principal do distrito Arrozal, e faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade de Piraí. O local é um ícone de construção de um tempo. Construído pela família Breves, a edificação é um exemplo da arquitetura civil que marca o Ciclo do Café. A Mitra Diocesana de Volta Redonda é a atual proprietária do imóvel e a Prefeitura Municipal de Piraí a comodatária.
O espaço abriga atualmente atividades socioculturais que atende cerca de 10.000 mil pessoas por mês.
O projeto de restauração do Casarão, foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) através das Leis de Incentivo à Cultura Federal e Estadual, e uma realização do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro através das Leis de Incentivo a Cultura Federal e Estadual com patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O restauro tem como patrocinadores Petrobras, a Light, e CCR NovaDutra.