BARRA MANSA/VOLTA REDONDA
As prefeituras de Barra Mansa e Volta Redonda devem emitir novos decretos quarta-feira, 14, com um relaxamento maior de horários para algumas atividades. Segundo fontes das duas prefeituras ouvidas pelo A VOZ DA CIDADE, os decretos serão em conjunto e essa extensão de horários se deve a saída da bandeira roxa (risco muito alto de Covid-19), para a bandeira vermelha (risco alto). As prefeituras fizeram novos decretos que vigoram até quarta-feira.
Segundo informações, os decretos, que terão teor parecido, estão sendo discutido entre os prefeitos Antonio Francisco Neto, de Volta Redonda, e Rodrigo Drable, de Barra Mansa.
Os decretos em vigor nos dois municípios determinam funcionamento do comércio das 10 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, incluindo bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres. Após esse horário é permitido delivery ou retirada no local. Nos finais de semana, das 12 às 16 horas. Shoppings podem funcionar de 12 às 20 horas.
Após a discussão dos decretos, a intenção é que o Ministério Público dê a validação para poderem seguir em frente, dispensando assim qualquer interferência judicial nas ações.
Atualmente estão suspensas atividades em casas de shows, de festas infantis e espaços de recreação, além de clubes sociais. As academias podem funcionar com 40% da capacidade, seguindo todas as medidas de prevenção a Covid-19. Já as aulas presenciais, estão suspensas nas cidades. Segundo decreto de Volta Redonda a recomendação é para as escolas particulares não retornarem até o fim da vigência do decreto. Em Barra Mansa, na última semana, houve comunicado oficial sobre o retorno ontem, mas uma nota enviada à imprensa no final de semana informava a suspensão das aulas presenciais até quarta-feira, 14.