RESENDE
Preocupado com a saúde pública e a qualidade de vida dos moradores da área rural do município, o vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos) solicitou a Prefeitura de Resende que faça um estudo de viabilidade para ampliar a coleta nessa localidade.
Segundo Reginaldo, a proposta tem o objetivo de que a coleta de lixo nos bairros rurais com maior frequência, ou, alternativamente, instalar um ponto de apoio de coleta através de dispositivo fechado. Ele explica que a solicitação visa garantir a saúde pública e a qualidade de vida dos moradores dos bairros rurais, especialmente no distrito de Engenheiro Passos. “A coleta de lixo é realizada apenas uma vez por semana, o que tem se mostrado insuficiente devido ao aumento significativo na produção de resíduos por parte dos moradores e frequentadores dessas áreas. A baixa frequência na coleta de lixo resulta no acúmulo de resíduos, gerando diversos problemas, como a proliferação de moscas, insetos, roedores e o surgimento de odores desagradáveis. Além disso, plásticos e outros materiais leves são facilmente espalhados pelo vento, contribuindo para a poluição ambiental e prejudicando a paisagem local”, explica o vereador.
Para mitigar esses problemas, o parlamentar disse que é essencial que a coleta de lixo seja realizada com maior frequência, preferencialmente duas vezes por semana. “Caso essa medida não seja viável, sugere-se a instalação de um ponto de apoio para coleta, utilizando dispositivos fechados que possam armazenar o lixo de forma segura e higiênica até que a coleta seja realizada. Esses dispositivos fechados evitariam a exposição dos resíduos ao meio ambiente, impedindo que sejam espalhados e reduzindo os riscos à saúde pública”, destacou Reginaldo. Ele ressalta que a medida contribuiria para a manutenção da limpeza e organização das áreas rurais, melhorando as condições de vida dos moradores e preservando o meio ambiente. “Essa indicação visa atender de forma eficaz as necessidades da população rural, assegurando que os serviços públicos de coleta de lixo sejam ajustados à realidade dessas comunidades, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável para todos”, complementa.