>
728x90 vacina (1)

Novo semáforo é implantado na Avenida Beira Rio e população precisa se habituar

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

A prefeitura, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran), instalou na madrugada desta quarta-feira, 5, um semáforo para pedestre com botoeira na Avenida Beira Rio, próximo a Ponto Ataulfo Pinto dos Reis (Ponte dos Arcos). O órgão também revitalizou a sinalização vertical e criou uma terceira faixa para facilitar o acesso dos motoristas à Avenida Argemiro de Paula Coutinho. As medidas visam organizar o trânsito nas imediações da ponte que liga o Centro ao bairro Ano Bom. Porém, no primeiro dia em funcionamento, vários pedestres atravessaram a avenida sem antes acionarem o semáforo, e outros nem notaram a presença da nova sinalização.

As pessoas que circulam no entorno da Ponte dos Arcos em direção ao Centro da cidade, deverão seguir pela Avenida Beira Rio até a faixa de pedestres e acionar o semáforo inteligente. Quando o semáforo for acionado pelo pedestre, a travessia ficará liberada durante 15 segundos, interrompendo o fluxo de veículos momentaneamente. Os veículos que trafegam pela Rua Benedita Helena de Lima terão três opções: seguir em direção à Ponte dos Arcos, transpor a linha férrea seguindo pela Rua José Marcelino de Camargo ou ir em direção à Avenida Argemiro de Paula Coutinho, com acesso ao Viaduto Alexandre Fisher.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, as intervenções têm foco na mobilidade urbana e na fluidez do trânsito. “A Ponte dos Arcos concentra um grande fluxo de veículos e também de pedestres durante todo dia. No entanto, entre 17 e 19 horas, o volume de carros e de pessoas aumenta significativamente. Por isso, decidimos realizar as intervenções a fim de melhorar a fluidez no tráfego de automóveis e garantir o direito de ir e vir do cidadão com segurança”, disse, destacando que para a implantação dos semáforos foram instalados braços, grupos focais e os controladores.


Rose Barbosa de Almeida, de 66 anos, estava sentada ao lado da Ponte dos Arcos na tarde de ontem, observando as pessoas atravessando a rua. “Tem muita gente que está atravessando sem apertar o botão, alguns nem perceberam que colocaram o sinal”, disse ao A VOZ DA CIDADE, completando que a implantação do semáforo foi ótima, porém é necessário que haja uma conscientização para a população. “O ideal seria que por algumas semanas tivesse um guarda auxiliando os pedestres e os condutores sobre o novo sinal, já que tem muita gente que não está acostumada com isso”, afirmou.

Vários pedestres e condutores que passaram pelo local, não perceberam a nova sinalização – Foto – Fábio Guimas

A moradora do Ano Bom, Marcia Oliveira, de 40 anos, disse que não gostou do novo sistema na via. “Não gostei desse sinal, acho que já tínhamos a facilidade de atravessar antes, sem precisarmos apertar e ficar esperando o sinal fechar, os carros já paravam para que pudéssemos atravessar”, afirmou, finalizando que  o trânsito pode piorar com o sinal. “Acho que o trânsito vai ficar pior, em horário de pico pode ser que fique ainda mais engarrafado do que já é”, falou.

Já Michele Narcizo, de 25 anos, estava junto com a amiga quando se deparou com o sinal novo. Ela parou para aguardar o sinal ficar verde para os pedestres, porém a amiga já ia atravessando. “Ela não percebeu que tinha o semáforo no local e já ia atravessando direto, eu tive que chamar atenção dela e pedir que ela voltasse. Mas o problema é que as pessoas estão acostumadas a atravessarem direto, provavelmente no início será complicado, causando até mesmo tumulto no trânsito, até que os pedestres e os motoristas se habituem”, disse, contanto que quando passou pelo local de manhã, tinha um guarda orientando as pessoas, porém ao voltar, já não tinha ninguém.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos