Rankings e avaliações destacam o serviço de saúde em Resende

0

RESENDE

O ano de 2019 foi especial para a saúde de Resende, que foi classificada como o oitavo melhor serviço oferecido para a população em todo o país pelo Ranking Connected Smart Cities 2019, feito pela consultoria Urban Systemse e divulgado pela Revista Exame. Além disso, a Atenção Primaria em Saúde de Resende foi reconhecida como referência pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS).

Além disso, Resende atingiu o primeiro lugar no ranking estadual que avalia as ações de Vigilância em Saúde nos municípios brasileiros. De acordo com o PQAVS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde), Resende se tornou uma referência em serviços como cobertura de imóveis visitados no combate à dengue, vacinação entre outras ações.

Por trás destes resultados há uma série de investimentos e ações que tiveram início em 2017 e entraram com força total nos anos seguintes. A valorização da saúde veio de todas as formas, mas ficou bem visível a partir das revitalizações, ampliações e modernização dos hospitais públicos. A Santa Casa é o maior exemplo deste trabalho, pois teve um esforço intenso para equilíbrio das contas, ao mesmo tempo em que recebeu equipamentos e obras que tornaram a unidade referência em atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde).

O primeiro passo foi mudar a forma de gestão da Santa Casa, que passou a ser compartilhada com a Prefeitura. A partir daí, dívidas antigas foram equacionadas, como contas de luz que estavam há 12 anos sem serem pagas e passivos trabalhistas. Em paralelo, foram iniciadas obras de revitalização e, ainda em 2017, houve a troca do piso, chegada do novo mobiliário, reforma completa da capela e a recuperação da fachada, para citar algumas das principais medidas.

Em um segundo momento, foram entregues o novo ambulatório do SUS, um novo Laboratório e o Centro de Materiais Esterilizados. Além disso, entre outras coisas, foram reformados banheiros, houve troca da rede de esgoto, instalação da subestação de energia e revitalização da farmácia. As mudanças estruturais também seguem acontecendo, já que neste mesmo período a unidade ganhou novos equipamentos e um novo sistema de compras, que permite uma economia maior. Nos últimos três anos e meio a Santa Casa ficou também mais moderna, com a aquisição equipamentos importantes para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e para o Centro Cirúrgico.

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA

Em 2019, as obras para melhorias gerais no Hospital Municipal de Emergência Sérgio Henrique Gregori chegaram a sua quarta etapa. A unidade é considerada referência no atendimento emergencial na região e vem recebendo uma atenção especial da atual gestão desde 2017. Na primeira etapa de trabalhos, o principal foco foi a ala conhecida popularmente como “Hospital da Criança”. A segunda etapa reformou todo o Centro de Terapia Intensiva (CTI) e a terceira chegou ao Pronto Socorro, Sala Vermelha e Sala Amarela. Nesta quarta etapa, os alvos são a área de medicações e os consultórios.

Além da estrutura física, o hospital tem recebido novos e modernos equipamentos para melhorar as condições do atendimento. Outro ponto importante em andamento é a construção da nova farmácia do Hospital Municipal de Emergência. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após a conclusão das obras, os pacientes do município poderão concluir o tratamento oferecido pelo HME em suas residências, já que a farmácia oferecerá suporte com a distribuição de remédios 24 horas, sete dias na semana.

Na questão dos serviços intermediários, uma das ações mais importantes foi a recuperação da UPA, que foi assumida pela Prefeitura e passou a atender com qualidade e menores custos. A unidade tem recebido melhorias importantes e constantes programas de qualificação para os profissionais.

ATENÇÃO BÁSICA

A Atenção Primária em Saúde de Resende foi reconhecida como a melhor do estado do Rio de Janeiro, em avaliação feita pela Secretaria Estadual de Saúde pelo Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS). De acordo com os dados fornecidos pelo governo estadual, somente Resende e mais um município alcançaram a meta máxima, entre os 9 indicadores avaliados.

Para isso, a Prefeitura tem investido constantemente na reforma e ampliação dos postos de saúde, com mais de 12 unidades reformadas. Outras obras estão em andamento nos bairros Cidade Alegria e Parque Minas Gerais. Com as obras e investimentos feitos pela Prefeitura de Resende nos últimos três anos, o índice de cobertura pelo Programa Saúde da Família saltou de 68% para 83%. A meta com os novos investimentos é atingir 100% de cobertura para população estimada em 2020.

– Estamos olhando para as unidades de saúde de caráter emergencial, mas sem esquecer da Atenção Básica em Saúde, que é fundamental para a prevenção e manutenção de muitos aspectos da saúde da população. Quanto mais a Atenção Básica for valorizada e trabalhada para desempenhar o seu papel com excelência, menos pessoas vão precisar das unidades de emergência. Cada vez mais Resende se consolida como referência no estado e no país em saúde. Queremos melhorar cada vez mais – diz o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Hospital Veterinário

As obras para construção do Hospital Veterinário ganharam corpo ao longo de 2019, com diversas intervenções já concluídas e uma nova fase dos trabalhos iniciada. No ano que passou, a Prefeitura completou a parte da fundação da estrutura, base e os pilares da futura unidade. Além disso, houve a concretagem da laje do hospital e agora começam a ser construídas as paredes de alvenaria.

O hospital para animais terá uma dimensão de aproximadamente 326.00 M2 e ficará no bairro Morada da Colina, próximo à área de exposições. Pelo projeto, a unidade deve contar com: dois consultórios, uma sala de anestesia, uma sala de isolamento, um ambulatório, uma sala de internação, um centro cirúrgico, uma sala de raio X, um laboratório, uma sala de recuperação, copa, sala de repouso para os plantonistas, uma sala de antissepsia, farmácia, almoxarifado, recepção externa e interna e quatro banheiros.

Mais ações

Com uma ampla rede de atendimento, a Rede de Saúde Municipal teve em 2018 o Programa de Saúde Bucal desenvolvido pela atual gestão escolhido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como o melhor do Estado e o terceiro mais eficiente do país. A Prefeitura de Resende também promove constantes mutirões para zerar ou mantendo em baixa as filas para consultas, exames e cirurgias.
Quando a atual gestão assumiu, em 2017, a assistência farmacêutica tinha um grande índice de medicamentos em falta e outros com o estoque muito reduzido. Na atual gestão, essas faltas foram sanadas e o estoque estruturado e regularizado. Outro ponto destacado diz respeito à renovação da frota, com aquisição de 25 novos veículos.

error: Conteúdo protegido !