BARRA MANSA
A terceira das cinco passarelas do projeto do Pátio de Manobras já começou a ser construída no Campo Ferroviário da Estamparia, local que estão sendo feitas 20 unidades habitacionais e duas comerciais. Segundo informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ao A VOZ DA CIDADE, outras duas passarelas já estão concluídas, instaladas nos bairros Bom Pastor e Saudade.
As travessias para o pedestre visam a mobilidade urbana, evitando assim as linhas férreas que prejudicam o ir e vir dos barra-mansenses há anos. Segundo o Dnit, as passarelas serão liberadas para uso, após a conclusão das obras em cada local e em comum acordo com a Prefeitura de Barra Mansa.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, a obra da passarela tem uma previsão de conclusão em 30 dias. “Mas como a obra é do Dnit, não temos como afirmar isso, até pela situação atual que todos vivem por causa da pandemia. Era para ter ficado pronto em agosto, mas estamos correndo contra o tempo”, destacou.
As obras das unidades habitacionais também já tomaram forma e seguem avançando. As novas casas são necessárias para a realocação de 43 residências que ficavam no trecho onde será realizada a Adequação Geométrica da Linha Férrea no perímetro urbano do município. De acordo com Dnit estão sendo realizados os serviços de conclusão do galpão do Pátio Anísio Brás, onde toda a estrutura metálica do telhado está instalada e agora as equipes instalam as telhas sobre a mesma. Na próxima etapa as equipes realizam os serviços de revestimento como emboço, chapisco, piso cerâmico e a pintura externa da área administrativa.
O Dnit destacou ainda que o pátio central de Barra Mansa só será retirado, quando a FCA/VLI, executarem um novo pátio no bairro Barbará. Ou seja, as obras no centro de Barra Mansa ficam condicionadas às ações da FCA/VLI.
Segundo Eros, ver o projeto saindo do papel e as obras tomando forma é uma realização. “O prefeito Rodrigo Drable e eu estamos totalmente envolvidos para que isso aconteça, foi muito tempo de burocracia, indo a Brasília e hoje, o que era um sonho antes, tem se tornado uma realidade”, destacou.
Eros ainda destacou que esse projeto vai mudar o Centro de Barra Mansa, melhorando a mobilidade urbana e ampliando vagas para estacionamentos. “Isso refletirá também de forma positiva no comércio da nossa cidade. Me sinto orgulhoso e feliz de poder ter feito parte disso”, finalizou.