Unimed Volta Redonda recebe prêmio Excelência da Saúde

0

VOLTA REDONDA

A Unimed Volta Redonda foi a vencedora da 9ª edição do prêmio Excelência da Saúde, na categoria Responsabilidade Socioambiental. A premiação é realizada pelo Grupo Mídia desde 2013 e homenageia as instituições de saúde que mais se destacaram nos últimos 12 meses. Para a diretora da Cooperativa, Dra Elaine de Fatima Nogueira, o reconhecimento reforça o compromisso da Unimed Volta Redonda na condução dos seus negócios de forma sustentável. “Os investimentos relacionados à responsabilidade socioambiental fazem parte da nossa essência em cuidar não só dos clientes, mas da comunidade como um todo”, afirma Dra Elaine, que ressalta que o sucesso das iniciativas realizadas se deve ao engajamento dos colaboradores e cooperados.

Um dos exemplos é o descarte consciente de sucata de cabos, que também rendeu à Cooperativa a certificação do Programa Green IT, como empresa que contribui com o meio ambiente. A reciclagem de 432 kg de sucata evitou que mais de 216kg de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais. Também reduziu a extração de mais de 41 mil kg de minério de cobre e o consumo em mais de 4.130 kWh de energia, o que abasteceria 28 residências por um mês.

Outra solução que vem registrando excelentes resultados é o painel digital que monitora os sistemas de água, esgoto e eletricidade. Ele foi desenvolvido para otimizar os processos do dia a dia, prever problemas por meio de monitoramento de variáveis e como melhoria contínua. “É uma ferramenta que foi criada pela nossa própria equipe e que permite identificar, por exemplo, se há um vazamento de água, e agir rápido na solução”, destaca Dra Elaine, que faz questão de relembrar que o Hospital Unimed Volta Redonda utiliza desde a sua inauguração, há 11 anos, o prontuário eletrônico.

Coleta seletiva e tratamento dos resíduos sólidos e líquidos; sistema de reaproveitamento da água da chuva, que é captada, armazenada em reservatórios e utilizadas nas descargas e para regar os jardins, bem como a utilização de painéis solares para aquecimento da água de chuveiros e torneiras do hospital, também compõem as medidas socioambientais realizadas pela Cooperativa, que mesmo na pandemia não parou de investir em ações em prol dos clientes, cooperados e colaboradores. Recentemente, foi inaugurado o Centro de Pesquisa Clínica, com o objetivo de promover inovação, avanços na ciência e situar a região Sul Fluminense como um polo de pesquisa da área médica no Brasil.

“Sem dúvida nenhuma, a Unimed Volta Redonda vem cumprindo bem o seu papel. Ainda assim, esse prêmio reforça nossa responsabilidade em buscar novas soluções e iniciativas, sempre visando o cuidado da saúde e bem-estar das pessoas”, afirma Dra Elaine.