VOLTA REDONDA
Novos desafios, com novas lutas e propostas. Assim, Luiz Claudio Bugarim, o Pintinho, assume nesta sexta, o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas do Sul Fluminense (Sinditac). A posse está marcada para às 9h30min na sede, localizada na Rua A, na Ponte Alta.
O mandato tem duração de cinco anos e nesse período ele irá buscar a valorização do caminhoneiro e da região. “O sindicato abrange 16 municípios, são cerca de 3500 caminhoneiros em busca de seus direitos e condições básicas de trabalho. O caminhoneiro move a economia do país e pudemos entender isso perfeitamente na greve de 2018. Precisamos de mais respeito”, analisa.
Sobre o futuro ele pretende reverter a contribuição dos caminhoneiros em benefício dos mesmos. “Temos diversas associações e cooperativas, a ideia é montar lojas de conveniência e vender produtos mais baratos para o caminhoneiro. Outro projeto é buscar junto a Confederação uma maneira do caminhoneiro autônomo negociar com a empresa, sem ter a necessidade de passar por uma transportadora, com isso, seu lucro será maior”.
As cidades abrangidas pelo sindicato são Itatiaia, Resende, Porto Real, Quatis, Valença, Rio das Flores, Angra dos Reis, Paraty, Barra Mansa, Volta Redonda, Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Pinheiral, Rio Claro e Mendes. “Vamos fazer reuniões nessas cidades, saber de perto as reais necessidades do caminhoneiro, montar uma pauta e entregar a confederação. Queremos realmente saber se as necessidades básicas como banheiro e local de descanso estão sendo respeitados. A categoria está desanimada, mas voltando a acreditar e a ter esperança de melhoras”, cita, falando sobre a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística que faz parte da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos.