Nova decisão da Justiça é favorável a permanência de Guilherme Sipe no cargo de vereador em Volta Redonda

Por Tânia Cruz

VOLTA REDONDA

O juiz da 4ª Vara Cível do município, Roberto Henrique dos Reis, proferiu mais uma decisão em favor da permanência no cargo de vereador Guilherme Souza Policarpo, o Sipe (PP). Ele foi empossado no último dia 24, no lugar de Hálison Vitorino. Na decisão, o magistrado declara que não vai reconsiderar sua decisão por estar fundamentada. O pedido foi feito pela Procuradoria da Câmara solicitando a reconsideração da decisão.

O juiz determinou em sua primeira decisão liminar pela suspensão do mandato de vereador de Hálison Vitorino e posse imediata ao vereador Guilherme Sipe. Esse, que era primeiro suplente, foi quem moveu a ação na Justiça requerendo o mandato depois de alegar na Justiça que Hálison havia contrariado a Lei Orgânica Municipal (LOM).

E foi assim que o juiz também entendeu. Hálison, segundo ele, teria cometido a irregularidade quando se licenciou, em maio deste ano, para assumir a diretoria-administrativa do Hospital São João Batista (HSJB), o que, de acordo com a Lei Orgânica, não é permitido. Ainda segundo a decisão do juiz, a situação configura “evidente ilegalidade no exercício do mandato de vereador que se licenciou irregularmente, em afronta à LOM, ao Regulamento Interno da Câmara de Vereadores e à Constituição Federal”.

Dias depois de se licenciar para assumir o cargo no HSJB, Hálison retornou ao Legislativo, mas segundo justificativa do seu suplente Guilherme Sipe, até então, a irregularidade já tinha sido cometida, pois o cargo que ele havia assumido não era de secretário e nem de diretor de autarquia, o que é permitido pela Lei Orgânica. Ao solicitar que o juiz voltasse atrás na decisão, a Procuradoria da câmara teria argumentado que Hálison não teria infringido a lei, pois o HSJB é uma autarquia e teria previsão legal para o afastamento do parlamentar sem perda de mandato.

O pedido já tinha sido negado à Guilherme, que teve 1.206 no ano passado ficando na primeira suplência, mas depois foi reconsiderado pelo juiz Roberto Henrique dos Reis. A nova decisão do magistrado foi baseada nos argumentos dos advogados que representam Sipe. Halison Vitorino foi eleito para seu primeiro mandato com 1.283 votos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos