Ônibus perde o freio no bairro Vila Elmira
Um ônibus da concessionária Triecon, que fazia a linha Paraíso – via Vila Elmira, perdeu o freio e parou na mureta de proteção da primeira ponte do bairro, que faz divisa com o bairro Cajueiro. O acidente foi na tarde desta quarta-feira, dia 6, e assustou os passageiros do coletivo, inclusive idosos, que precisaram de ajuda para sair do veículo. De acordo a auxiliar de saúde bucal, Ludmila Rocha Fraga, ela estava sentada em uma poltrona próximo à porta de saída e, quando percebeu que o ônibus estava sem freio, decidiu pular. “Na hora que eu vi que o ônibus perdeu o freio, ele não estava com muita velocidade e desceu de ré. A sorte é que ali não é muito íngreme, eu empurrei a porta e pulei e atrás de mim veio um monte de gente”, contou.
Veículo sem força
Antes de perder o freio, o ônibus teria parado para dar passagem para outros dois que vinham em direção contrária. Ao tentar dar a partida, para prosseguir, o veículo não teve força. “O motorista não conseguiu subir, o ônibus começou a descer e ele foi só desviando e buzinando para os carros atrás para ele não bater em ninguém. Só que ele não conseguiu parar em lugar nenhum e bateu nessa ponte. A sorte é tinha um ferro, porque se não tivesse ele ia bater só na mureta e tombar”, explicou.
Capacitação em Volta Redonda
Militares da Aeronáutica, Exército e Corpo de Bombeiros participaram, em Volta Redonda, de um estágio do curso de motociclista militar e batedor. A formação aconteceu no Kartódromo Internacional, no bairro Aero Clube, com foco em técnicas de pilotagem em situações de risco.
Instrutor e técnicas abordadas
O curso foi ministrado pelo piloto profissional e multicampeão Helder Shad, instrutor da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Os 39 participantes receberam treinamento prático em condução de motos em alta velocidade, frenagem de emergência, desvio de obstáculos e a técnica de contraesterço.
Objetivo do treinamento militar
Segundo o sargento Chrystorfson Avelar, do 1° Batalhão de Polícia do Exército, o curso tem duração de três meses e visa preparar os agentes para missões de escolta, utilizando técnicas avançadas de pilotagem, segurança no trânsito e primeiros socorros, aumentando a eficiência em emergências.
Coro Municipal de Itatiaia
Após cerca de dez anos desativado, o Coro Municipal de Itatiaia fará sua pré-estreia nesta quinta-feira, dia 7, às 19h30min, na Igreja Batista de Itatiaia, com entrada gratuita. A apresentação, aberta ao público, será regida pela maestrina Sara Venâncio e reunirá 24 integrantes em um repertório emocionante.
Tradição e contemporaneidade
O coro apresentará obras como Gloria, de Antonio Vivaldi, e Sanctus, de John Leavitt, mesclando o vigor da música sacra com elementos contemporâneos. A maestrina destaca o poder da música coral em emocionar, unir pessoas e valorizar o esforço coletivo dos cantores.
Inscrições para novos membros
A iniciativa busca fortalecer a cultura local e está com inscrições abertas para novos integrantes. Interessados, com 15 anos ou mais, devem procurar a Casa da Cultura, de segunda a sexta, das 10 às 17 horas. Os ensaios ocorrem às quartas-feiras, às 19h15min, no Centro.
Seminário sobre aleitamento materno
Profissionais do Hospital São João Batista (HSJB), de Volta Redonda, participaram nessa quarta-feira, dia 6, do Seminário Estadual de Aleitamento Materno, realizado no Auditório do Hospital Federal dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro. O evento integra a programação do Agosto Dourado, mês dedicado à valorização do aleitamento materno, e celebra a Semana Mundial da Amamentação 2025, com o tema ‘Priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis’.
Representantes
Representaram o município a médica pediatra e coordenadora da maternidade e pediatria do HSJB, Thais Junqueira Ferraz Villela; o coordenador do Banco de Leite Humano do município, o enfermeiro André Luiz Baptista Reis; e a enfermeira Katlheen Monteiro de Oliveira. O seminário, realizado das 8 às 13 horas, contou com a conferência de abertura ministrada pelo médico Marcus Renato de Carvalho, seguida de uma mesa-redonda com relatos de experiências exitosas em diversas regiões do Estado.
Obras do Ciap seguem aceleradas
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e com apoio do Governo do Estado, avança nas obras do futuro Centro Integrado de Atendimento à Pessoa Idosa (Ciapi) Dona Munira Arbex Francisco, situado no bairro Roma. Segundo a empresa responsável pelo empreendimento, a construção está com 30% das estruturas metálicas já finalizadas, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) é responsável por fiscalizar a construção.
Aço utilizado
O aço utilizado está sendo fornecido pela mesma empresa responsável pela ampliação do Hospital São João Batista (HSJB), e as próximas vigas e colunas devem chegar e ser instaladas nos próximos dias. Em paralelo, a empresa já iniciou o assentamento das lajes, tendo concluído dois pavimentos e com previsão de que a terceira seja instalada entre 15 e 20 dias. Com isso, já foi possível iniciar a parte de alvenaria no primeiro e segundo andares, com o assentamento de tijolos. Os muros de contenção já estão prontos.
Temas socioambientais na volta às aulas
Na terça-feira, dia 5, na sequência da Semana Pedagógica, dentro da retomada das aulas, algo inovador aconteceu na sala do Pré-Vestibular Cidadão, no bairro Niterói. O tema socioambiental apresentado pela bióloga Irineia Pereira e o advogado Pedro Paulo Vidal, ambos conselheiros socioambientais do Movimento Pela Étuca na Política (MEP), apresentou o tema ‘Pedreira da Voldac: aspectos biológicos e socioambientais’.
Importância do tema
Durante o encontro, os professores Paulo Ricardo e Daniel Cruz, inicialmente motivaram os estudantes para a importância do tema dentro contexto da COP.30, como importante repertório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na apresentação do tema, os conselheiros, de forma dinâmica, traçaram dentro do contexto global de severas agressões ao meio ambiente informações importantes, trazendo para Volta Redonda as urgências de correções ambientais.













