Notas & Notas – 6 de novembro de 2018

Por Andre
a voz da cidade

CASAMENTO COMUNITÁRIO

Foto: Divulgação

Na manhã de ontem cerca de 40 casais que irão formalizar a sua união no segundo Casamento Comunitário promovido pela Prefeitura de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Leão XIII, se reuniram no auditório da prefeitura para definir os últimos detalhes da cerimônia. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, informou que o casamento comunitário será realizado no dia 15 de dezembro. O projeto teve início no ano de 2017, por conta da demanda de mulheres cadastradas no Programa Bolsa Família, que queriam oficializar a união com os companheiros.
PRIMEIRA EDIÇÃO
Já no primeiro ano da gestão do prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, foi realizado o projeto com o casamento de 10 casais e este ano o número subiu para 45 casais. “Percebemos que a maioria dos casais, que se cadastraram, já vive junto e eles, queriam oficializar o casamento. Nosso desejo é proporcionar um momento especial para essas famílias que terão um sonho realizado”, completou Patrícia. A secretária disse ainda que por meio da parceria com a Igreja Presbiteriana Viva, foram doados os alugueis dos vestidos das noivas.
INSCRIÇÕES PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos anunciou que os jovens residentes em Quatis interessados em participar do curso de qualificação profissional sobre hotelaria e serviços poderão fazer as suas inscrições até o próximo dia 14 de novembro, numa das duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As inscrições voltadas ao processo que vai selecionar os alunos das duas turmas do curso se destinam aos adolescentes e jovens de 16 a 29 anos. Ao todo, o curso vai atender 88 estudantes das cidades de Quatis, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Pinheiral e Porto Real. Deste total de vagas, cinco foram reservadas para Quatis. O curso está sendo oferecido pela Fundação CSN em parceria com as prefeituras da região.
CRITÉRIOS
Entre os critérios que garantem as inscrições no processo seletivo está a participação dos adolescentes e jovens em alguns dos programas sociais disponibilizados pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município. Além disso, o candidato  precisa ter concluído o ensino fundamental em alguma escola da rede pública de ensino.
INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8h30m às 17 horas. As unidades do Cras da cidade se localizam nos bairros Jardim Independência e Centro. Uma vez aprovados no processo seletivo, cuja prova será realizada no dia 24 de novembro, na Escola Técnica Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta, em Volta Redonda, os alunos vão iniciar os estudos em fevereiro do próximo ano. Além da participação gratuita nas aulas, eles vão receber transporte, lanche e uniforme. O curso vai ser dividido nos seguintes módulos: reserva e recepção, cozinha, eventos, governança, garçom, manutenção, atendimento ao cliente, higiene e manipulação de alimentos, direitos e devedores do trabalhador, empreendedorismo e trabalho seguro.
INSCRIÇÕES PARA ATIVIDADES 
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda (Smel-VR) está com inscrições abertas para o novo núcleo do Projeto Jovens e Adultos em Movimento, que funciona no Estádio Municipal Raulino de Oliveira, no bairro Nossa Senhora das Graças. O público poderá realizar atividades como corridas, caminhadas e ginástica funcional, todas as terças e quintas-feiras, das 6 horas às 8 horas. Poderão participar pessoas com idade entre 18 e 49 anos. Para se inscrever, basta comparecer à Administração do estádio, no setor branco, levando cópia dos documentos pessoais, como carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência, atestado médico, liberando para a prática de exercícios, e uma foto 3×4.
PROJETO
O Projeto Jovens e Adultos em Movimento oferece, em Volta Redonda,  atividades de forma lúdica, aliando os conceitos básicos do esporte como agente de socialização. Busca fomentar a prática de exercícios através de ações que estimulem a cidadania, tendo a integração como protagonista na comunidade local. Também tem como objetivo privilegiar o esporte na dimensão participativa, a fim de proporcionar e estimular a prática de atividades física e esportivas, contribuindo com o desenvolvimento da qualidade de vida, bem estar e autoestima.
AVALIAÇÃO
Educadores do Pré-Vestibular do Movimento Ética na Política (MEP), em Volta Redonda, avaliaram que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada no último domingo, dia 4, em todo o país, estava de dentro do contexto estudado pelos alunos. O tema da redação, também foi bastante debatido durante as aulas. O professor Alexandre Batista da Silva, especialista em redação, disse que durante as aulas discutiram Foucault, além de ensinar a técnica de focar na frase temática para identificar o tema e o assunto. Disse ainda que, em relação à proposta, se trata de um tema relacional, o controle da informação sempre foi uma forma de poder.
OPINIÕES
A professora Abigail Ribeiro, que leciona língua portuguesa declarou que o preconceito linguístico e suas variações foram bastante trabalhados em sala. A professora Beatriz Pacheco avaliou que o tema foi mais fácil que na edição anterior. Elisa Andrade Costa, que leciona literatura e é especialista em redação ponderou que é importante analisar como a manipulação ocorre na contemporaneidade e o que pode ser feito para evitar sua forte influência que cerca o internauta o tempo todo.
RISCO
O risco, sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado no último domingo, 4, é que o candidato se restrinja às fake news devido a fatos recentes vividos pela sociedade, pois a questão exige maior profundidade de análise. Para os alunos Pedro Vidal e Letícia Gomes, o tema era esperado. Na opinião deles a prova de português estava densa, enquanto a de humanas estava mais fácil e curta. Eles acreditam que a variação e o preconceito linguístico permearam as questões, como a professora trabalhou durante as aulas. Contou que a sociologia foi o viés que norteou os vários saberes das disciplinas de linguagens, ciências humanas, pela abordagem social. Os alunos ressaltaram que o foco das aulas semanais, vivências e as práticas cotidianas no MEP, certamente, fizeram a diferença para eles. O professor Érique Barcellos, da área de cultura e cidadania também avaliou.
BALANÇO
Algumas situações inusitadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no último domingo, 4, foram registradas no campus da Universidade da Federal Fluminense (UFF), no bairro Aterrado, em Volta Redonda. Uma aluna entrou na risca, graças aos gritos de um solidário transeunte que quase a carregou no colo. Outra chegou quase em cima da hora. E faltando dois minutos a estudante descobriu que a prova era em outro local, no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-Ferp) do outro lado do bairro. Uma senhora generosa tentou levá-la de carro, porém não deu. Uma terceira estudante chegou a tempo, porém ao olhar a bolsa estava sem identidade. Não dava tempo de buscá-la, pois ele mora no bairro São Luiz.
LANÇAMENTO DE CAMPANHA
Amanhã, às 18h30min, a chapa ‘OAB Forte e Unida – O advogado em primeiro lugar’ lançará sua campanha na Associação Comercial de Volta Redonda (Aciap-VR).  O evento contará com as presenças do Dr. Paulo Grossi que palestrará sobre ‘Defesa das Prerrogativas do Advogado’ e da Dra. Cristiana Mendes que abordará o tema ‘Litigância estratégica em novos temas de responsabilidade civil’. A chapa OAB Forte e Unida tem na presidência o professor e advogado Pedro Dalbone e ao seu lado a experiente advogada Anapaula Chiareli como vice.
DIA DE JEMUPINHO

Foto: Divulgação

O XX Jemupinho (Jogos Estudantis do Município de Pinheiral) promovido pelo Departamento de Esporte, da Prefeitura de Pinheiral, vai reunir a partir desta terça-feira, 800 alunos de 12 escolas da rede municipal e particular da cidade. A abertura da competição esportiva acontecerá às 13 horas, na Escola Estadual Municipalizada Alzira Vargas do Amaral Peixoto, no Centro. O evento é aberto ao público.
MODALIDADES – CONTINUAÇÃO
De acordo com o diretor do Departamento de Esportes, Paulo César Leite Franco, as modalidades serão cabo de guerra, futsal e queimada. A competição que será realizada até a próxima quinta-feira será divida por três categorias: A (seis e sete anos) que acontecerá hoje; B (oito e nove anos) que acontecerá no dia 7 e C (10 e 11 anos) que acontecerá no dia 8. A premiação contará com troféus e medalhas.
NOVEMBRO AZUL

Foto: Divulgação

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes (14 de Novembro) e o mês do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Itatiaia, por meio do Programa de Diabetes e Hipertensão, promoverá uma série de ações de orientação no município. A campanha, que recebeu o nome de ‘Novembro Diabetes Azul’, tem o objetivo de esclarecer e conscientizar tantos os pacientes, quanto a população em geral sobre os cuidados necessários que todos devem ter com as doenças.
TODO O MÊS
Como o tema ‘Diabetes diz respeito a toda a família’, a programação que acontecerá durante todo o mês, reúne palestras, grupos de discussões, informações sobre serviços e campanhas, rodas de conversas e dinâmicas de grupo. Nesta terça-feira, a programação terá início partir das 9 horas com uma dinâmica sobre alimentação e diabetes, na Unidade de Estratégia de Saúde da Família II, do Campo Alegre. Dia 8, no mesmo horário será na Associação de Moradores da Vila Esperança, uma dinâmica sobre alimentação.
IMPASSE ELEITORAL NO VOLTAÇO
Segue longe do fim a grande polêmica envolvendo as eleições para a presidência do Voltaço. A uma semana do pleito, situação e oposição ainda divergem em muitos pontos. Ente eles a participação dos sócios no processo eleitoral e, principalmente, a data em que todos deverão ir às urnas. Enquanto a atual diretoria sustenta que as eleições acontecem no próximo dia 11, a oposição contesta e garante que o dia 13 é a data correta. Duas convocações foram feitas, uma com a chancela da Assembleia Geral do Clube e outra avalizada pelo Conselho Deliberativo.
ISA MINATEL NO TEATRO GACEMSS
A psicopedagoga Isa Minatel apresenta a palestra ‘Educação Emocional na Primeira Infância’, no Teatro Gacemss 2, no dia 23 de novembro, às 18h30min, em Volta Redonda.  O evento busca informar pais, mães e educadores sobre a importância de conhecer o comportamento infantil. Isa é autora do livro ‘Crianças sem limites – Educação empreendedora’. Ela também é guia Montessori, Coach Pais e Mães e Colunista da Revista Crescer. Os ingressos já estão à venda na secretaria do local, situada na Rua 14, nº 315, Vila Santa Cecília.
ACIDENTE
Um motorista ficou ferido em um acidente no quilometro 277 da Rodovia Presidente Dutra sentido Rio de Janeiro por volta das 18 horas do último domingo. Chovia no momento do acidente e o condutor do veiculo disse ter derrapado e perdido o controle do carro em uma curva. O veículo saiu da pista e capotou, a concessionária da rodovia socorreu o motorista e levou para a Santa Casa de Misericórdia em Barra Mansa.
RETORNO DOS SERVIÇOS
Desde ontem as 165 zonas eleitorais fluminenses voltam a oferecer todos os serviços eleitorais, como emissão de título, transferência de endereço e atualização de dados pessoais, entre outros. Para ser atendido, o eleitor deve agendar seu comparecimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) ou pela Central de Atendimento ao Eleitor, pelo telefone (21) 3436-9000. Devido à realização das Eleições 2018, o cadastro nacional de eleitores estava fechado desde o dia 9 de maio deste ano.
EM VIGOR
Está em vigor desde a última quinta-feira, 1º, em Volta Redonda o período de ‘Alerta Verão’ por conta do período de fortes chuvas ocasionadas pelo aumento da temperatura. Segundo o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Leandro Rezende, esse período de alerta é decretado para que toda a estrutura municipal fique ciente e preparada para atender eventuais ocorrências. Disse ainda que, a ação também serve para que a população tenha conhecimento e, em uma iminência de desastre, abandone o local, vá para um local seguro, levando apenas documentos e medicamentos, além de ligar para o 199, que é o número da Defesa Civil
POSTO MÓVEL DA CEG RIO
Os moradores de Volta Redonda terão, nesta terça-feira, 6, das 10 às 16 horas, atendimento gratuito para diferentes tipos de serviços por meio do posto itinerante da Ceg Rio, empresa do grupo Gás Natural Fenosa. Como aconteceu nas últimas edições, o cliente poderá solicitar no local a emissão de 2ª via da conta de gás, instalação de gás natural, transferência e baixa de titularidade da conta, alteração de dados do cadastro do cliente, inclusão de débito automático, além de informações gerais. O evento acontece na Rua Cincinato Braga, 220, no bairro Aterrado.
UM FATO NA FOTO
Nem tudo que parece é!

Observando a imagem do repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, logo de cara pode-se condenar o motorista do ônibus por travar a Avenida Joaquim Leite. Uma das principais do Centro de Barra Mansa ficou travada na tarde de ontem e em minutos as buzinas começaram a soar. Ao olhar mais de perto, o motivo foi outro: um veículo estacionado naquela esquina impediu a passagem do motorista que ao fazer a curva logo se viu bloqueado e também impedido de retornar. Duas ambulâncias foram obrigadas a esperar a solução do problema para conseguirem seguir. Confira em nosso vídeo com a Realidade Aumentada (RA). Caso não tenha o aplicativo instalado em seu celular, veja como baixar na página 8 desta edição.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos