Notas & Notas

0

CUT debate luta contra reformas

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) Rio, em parceria com a subsede da CUT no Sul Fluminense, promove hoje, um bate papo com representantes dos sindicatos filiados à CUT na região e outros convidados. O encontro acontece a partir das 16 horas, na subsede que funciona anexo ao Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, na Avenida Nossa Senhora da Conceição, nº 310, no bairro Conforto, em Volta Redonda. “Será um bate papo para elaborar novas estratégias para enfrentar as reformas trabalhista e da previdência do governo, que só estão retirando direitos dos trabalhadores e da população”, comenta o coordenador da CUT Sul Fluminense, Zeomar Tessaro.

PRÊMIO CREA-RJ DE MEIO AMBIENTE

Aconteceu na quinta-feira, 21, a entrega do prêmio do Conselho Estadual de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ de Meio Ambiente). Os membros do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) estiveram presentes para recebê-lo. O Comitê foi contemplado na categoria Instituição/Organização Social, através do projeto “Atlas das Bacias Hidrográficas da Região do Médio Paraíba do Sul”. A premiação visa o reconhecimento das ações de preservação do meio ambiente, para servir de exemplo de como desenvolver boas práticas ambientais. Na ocasião representando o Comitê participou o presidente José Arimathéa Oliveira, a secretária Vera Lúcia Teixeira, o membro da Câmara Técnica, Sérgio Alves e o Especialista em Recursos Hídricos (AGEVAP), Leonardo Guedes.

FALE COM O PREFEITO

O Ouvidor do Município de Volta Redonda, Luiz Sérgio Lopes Teixeira, garante que o novo formato do Projeto ‘Fale Com Prefeito’ agilizou o atendimento. Disse que a ação  está acontecendo todos os dias, no Palácio 17 de Julho, e se tornou mais dinâmica. Em pouco mais de um mês o projeto já atendeu mais de 40 pessoas. Com o objetivo de compreender melhor as solicitações da população e abrir o diálogo direto entre o prefeito e a população, o projeto já conseguiu resolver e responder mais de 80% das demandas abordadas com Samuca Silva. O Ouvidor lembrou que as demandas e as necessidades da população ficaram mais fáceis de serem resolvidas, além do fato de melhor atender aos moradores da cidade. Disse ainda, que o projeto é também uma novidade, pois traz a população junto ao governo para juntos construírem uma cidade melhor.

CAPACITAÇÃO PELA FUNASA

A abertura da II Capacitação em Inspeção Sanitária de Sistemas de Abastecimento com ênfase em Estação de Tratamento de Água acontece nesta segunda-feira, às 13 horas, no Parque Municipal da Saudade, em Barra Mansa. A iniciativa da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) tem apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Prefeitura Municipal de Barra Mansa. O auditório da ETA Nova (Estação de Tratamento de Água), próxima ao Parque da Cidade, será o polo do curso, que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro, das 8 às 17 horas. A capacitação é gratuita, com aulas expositivas e práticas, e irá abordar temas ligados à inspeção sanitária em ETAs.

 

SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO

Piraí se prepara para a Semana Municipal do Idoso que traz uma programação variada que envolve saúde, cultura, esporte e lazer em diversas localidades. O evento começa hoje e segue até o dia 1º de outubro com o apoio do Conselho Municipal do Idoso, do Centro de Convivência da Melhor Idade (Cecomipi), da Câmara Municipal e da Prefeitura. A iniciativa tem o intuito de promover a valorização da pessoa idosa e suas conquistas, possibilitando um espaço de fortalecimento do corpo e da mente, com atividades culturais e esportivas. Além disso, busca dar visibilidade e promover reflexões acerca das necessidades dos idosos, em busca de formular estratégias, políticas públicas e práticas em todos os setores, visando garantia dos direitos para que possam envelhecer com segurança e dignidade, participando da vida política, social e econômica.

MIL CIRURGIAS DE CATARATA

O aposentado Fernando Delfino de Oliveira, morador do São Luiz, será um dos primeiros beneficiados com o aumento da oferta de cirurgias de catarata no Hospital Municipal Munir Rafful, em Volta Redonda. Muito ativo, apesar do 94 anos de idade, há um ano realizou o procedimento em uma vista e desde então aguarda para operar a outra. A cirurgia do Sr. Fernando marca o início da intensificação do número de cirurgias de catarata pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda. As cirurgias vão acontecer no Hospital Municipal Munir Rafful, o Hospital do Retiro. Cerca de 600 procedimentos serão realizados até o final do ano, começando nesta sexta-feira, dia 22. “O objetivo é terminar o ano com a marca de mil cirurgias de catarata realizadas. Há pessoas esperando por muito tempo pela cirurgia e voltar a enxergar bem é garantia de melhoria na qualidade de vida, que é prioridade em nosso governo”, afirmou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

 

PALESTRA PREVENTIVA

Com o intuito de abordar temas relacionados à prevenção de doença, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde do município, iniciou este mês o Programa Viver Melhor. O ciclo de palestras visa incentivar a população a adotar hábitos cada vez mais saudáveis para combater doenças como a hipertensão, o tabagismo e o colesterol alto. Conforme revelam as estatísticas, essas doenças são bastante comuns entre os brasileiros e estão entre as que mais matam no país. Três palestras foram programadas para serem proferidas no teatro do Espaço Z, no centro da cidade. Na próxima segunda-feira, dia 25, a partir das 8 horas, será ministrada pelo cardiologista Clayton de Souza da Silva, a palestra com o tema “Dislipidemia (colesterol alto)”.

PROGRAMA VIVER MELHOR

Desenvolvido pela Superintendência de Atenção Especializada e coordenado pelo médico Clayton de Souza da Silva, o programa, além de conscientizar a população, também quer incentivar o combate ao tabagismo, criar protocolos assistenciais na área de cardiologia, aumentar o número de exames cardiovasculares e definir o novo perfil cardiológico hospitalar da Santa Casa de Resende.

DOENÇAS

O secretário de saúde de Resende, Alexandre Vieira, que acompanha de perto o desenvolvimento do programa, explicou que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) se desenvolvem no decorrer da vida e têm longa duração, com sérias consequências para o sistema público de saúde. Em 2013, por exemplo, as DCNT, como câncer, diabetes melittus, doenças respiratórias e cardiovasculares – patologias que sofrem influência do estilo de vida e da exposição a fatores de risco – foram a causa de aproximadamente 72,6% das mortes registradas no Brasil. “Pensando em medidas para combater os principais fatores que aumentam a chance de uma pessoa desenvolver essas doenças, o grupo de cardiologistas da Secretaria de Saúde se organizou e desenvolveu o Programa Viver Melhor. Seu objetivo principal é alertar a população sobre a importância dos hábitos saudáveis, promovendo saúde e conscientização das pessoas”, explicou o secretário.

CURSOS PROFISSONALIZANTES

Cerca de 400 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos participam dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundação Beatriz Gama (FBG), em Volta Redonda. Com duração de três meses, os cursos visam a formação para o ingresso ao mercado de trabalho. Atualmente, a instituição está disponibilizando 13 cursos, de eventos, cabeleireiro, maquiagem, depilação, massoterapia, mecânica, culinária, informática, padeiro, lanternagem, barbeiro, mecânica de motos e informática. Os cursos são destinados a pessoas com idade superior a 14 anos. Para o prefeito Samuca Silva (Podemos), esses cursos da fundação são importantes para a qualificação profissional, que é a porta de entrada para a conquista de empregos. A geração de emprego e renda, segundo ele, é uma das diretrizes do Governo Municipal, por isso incentiva a realização desses cursos e chama a população para se inscrever.

FÓRUM DE POLÍTICAS PARA MULHERES  

A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho dos Direitos da Mulher, promoveu, na quinta, 21, o I Fórum Municipal de Políticas para Mulheres, em evento no auditório da Nova Santa Casa. O objetivo é o de despertar a atenção da população quanto ao enfrentamento e combate à violência contra as mulheres. Segundo dados do governo federal, a cada 15 segundos, uma mulher sofre agressão no Brasil. Destes, 70% cometidas por marido ou companheiro. Para diminuir estes números, I Fórum Municipal de Políticas para Mulheres, iniciativa inédita na cidade, reuniu psicólogos, assistentes sociais e populares de diferentes instituições de Barra do Piraí, bem como representante do Governo do Estado. A secretária de Assistência Social, Paloma Blunk dos Reis Esteves, falou da importância de enfrentarem, com projetos e ações, os casos de violência doméstica de frente. Admite que os avanços ocorreram neste sentido, mas pondera que, com o Fórum, há possibilidades de avançarem ainda mais.