PROGRAMA LÍDER DO UNIFOA
A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) receberam, na manhã de ontem, gestores de universidades, empresas e representantes de entidades empresariais, para debate sobre “Educação”. A instituição faz parte do Projeto Líder, um programa de liderança para o desenvolvimento regional no Médio Paraíba.
Desde outubro de 2017, o grupo formado por aproximadamente 80 representantes, se reúne para pensar em melhorias que atenderão os 12 municípios da região. Quatro eixos vêm sendo trabalhados, o desenvolvimento, inovação, turismo, e a educação. No eixo Educação, do qual FOA e UniFOA fazem parte, entre os estudos que estão sendo feitos para beneficiar cerca de 500 escolas públicas, está a construção de uma Escola Inovadora Modelo em Pinheiral e Volta Redonda, e um portal da educação que irá disseminar boas ideias e unir os gestores desses colégios.
ENCONTRO DE EMPRESÁRIOS
Aconteceu nesta semana em Volta Redonda a Rede Multiempresarial, voltada para promover o encontro dos empresários da região. Empresários ou prestadores de serviços diversos participaram do evento, que aconteceu na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda (AEVR), na Rua 90B, 17, no bairro Vila Santa Cecília. Com o objetivo de fomentar o setor empresarial da cidade, principalmente das pequenas empresas, a AEVR tem promovido o encontro da Rede Multiempresarial. Essa foi a terceira edição do evento que, além de promover ações de networking e apresentação das empresas, neste terceiro encontro fez o lançamento do aplicativo multiempresarial, que começa a funcionar a partir de 1º de novembro. O idealizador do projeto e diretor social da AEVR, Lennon Precioso, a Rede Multiempresarial tem como principal característica o momento do coffee break, para interação dos participantes, e os famosos PIT’s, momento que o empresário tem uma média de três minutos para apresentar sua empresa para os demais participantes.
FEIRÃO DIGITAL
Hoje a Seja Digital, em parceria com a Casa & Vídeo, realiza o Feirão Digital no interior do Rio de Janeiro. A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que televisores antigos recebam o sinal digital. No evento, além de encontrar aparelhos de televisão digital e conversores a preços mais acessíveis, a população poderá realizar o agendamento para retirada do kit gratuito, distribuído às famílias que têm direito aos equipamentos, e tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV com os promotores da Seja Digital. O evento acontecerá em Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Três Rios, Angra dos Reis, entre outras cidades.
SINAL DESLIGADO
Nessas cinco cidades e em outros 54 municípios da região, o sinal analógico de TV será desligado no dia 28 de novembro e, após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação. Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.
KITS
No Feirão Digital, a população também poderá verificar se têm direito ao kit gratuito, com antena digital e conversor com controle remoto. Ao todo, estão disponíveis mais de 495 mil kits para serem entregues no interior do Rio de Janeiro. Por meio do número do NIS (Número de Identificação Social) é possível realizar o agendamento para retirar os equipamentos em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital. O Feirão também oferecerá atividades recreativas para as crianças. A ação acontecerá nas lojas das cidades mencionadas, das 10 às 16 horas, se forem nas ruas, e das 10 às 18 horas, nos shoppings.
FESTIVAL DIA DAS CRIANÇAS
Organizado pela Liga Rio-clarense de Desportos, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer, o 1º Festival do Dia das Crianças promoveu a prática esportiva. O evento aconteceu no último dia 11, no Campo Velho, em Rio Claro. Cento e uma Crianças e adolescentes, de seis a 16 anos, separados por categoria, disputaram o torneio de futebol que teve como foco a interação e comemoração do Dia das Crianças. Todos os jogadores receberam medalhas de participação e as partidas ocorreram no contraturno escolar. Estiveram presentes o presidente da Liga Rio-clarense de Desportos Expedito Pascoal, a Secretária Claudia de Souza Rodrigues Elias, e toda a equipe do Projeto Escolinha de Futebol da Liga Rio-clarense de Desportos.
FÓRUM DE SAÚDE E CIDADANIA LGBTQI+
A ONG RNP (Rede Nacional de Pessoas), com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa e por meio da Fundação Cultura, realizou no último dia 17, na Estação das Artes, no Centro, a 4ª edição do Fórum de Saúde e Cidadania LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Queer e Intersexo). O encontro teve a finalidade de trazer à tona questões que possuem pouca visibilidade, mas de grande relevância para a população LGBTQI+ da região.
TEMA
O Fórum teve como tema ‘Os Desafios da População LGBTQI+ frente ao Conservadorismo’. Durante o encontro foram abordados os principais problemas que afetam o público LGBTQI+, a atuação dos movimentos na região, a organização das atividades, assim como a inclusão social, mercadológica e de saúde. O avanço do conservadorismo foi outro assunto iminente na programação.
PROFESSORES TROCAM EXPERIÊNCIAS
O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (Democratas) participou, na última quinta-feira, da segunda edição do ‘Docência: práticas que queremos compartilhar’ em comemoração do Dia do Professor, celebrado no último dia 15. O evento que reuniu profissionais da educação para trocar experiências e métodos pedagógicos adotados dentro de sala de aula, elevando assim a qualidade da rede municipal de ensino, aconteceu na Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade. Durante todo o dia foram realizadas trocas de experiências entre os profissionais da educação. Os professores que participaram do projeto, compartilhando suas práticas pedagógicas, concorreram aos prêmios. Mais de 60 oficinas integraram a programação.
PARTICIPAÇÃO
Segundo a secretaria de Educação do município, a segunda edição do evento “Docência, práticas que queremos compartilhar”, registrou a participação de mais de mil professores da Rede Municipal de Ensino. No total, 64 temas integraram a programação. Nove professores da Rede Municipal de Ensino foram premiados durante o projeto “Docência: práticas que queremos compartilhar”, e viajarão com tudo pago para cinco estados brasileiros, além de Buenos Aires, na Argentina. A escolha dos contemplados, que poderão viajar com um acompanhante, ocorreu através de um sorteio.
DOMINGO RURAL COM ATRAÇÕES ESPECIAIS
Neste domingo, dia 21, acontece mais uma edição do Domingo Rural em Resende. O evento é realizado mensalmente pela Prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Rural do município. A abertura dos portões na Área de Exposições onde o evento acontece está marcada para às 8 horas e a programação terá, além da tradicional missa sertaneja, do forró e da venda de produtos da roça e orgânicos, ações de saúde e beleza, feira de adoção de cães e gatos, concurso de beleza canina e uma apresentação especial das crianças atendidas pelo projeto de equoterapia, desenvolvido pela Prefeitura. O Domingo Rural, que acontece sempre no terceiro fim de semana do mês, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Associação dos Sertanejos de Resende e a Emater-Rio, com apoio do Sindicato Rural de Resende.
ATIVIDADES
Como de costume, quem for à Área de Exposições no domingo poderá apreciar e comprar, direto de quem produz, produtos típicos da roça, muitos deles cultivados de forma orgânica, ou seja, sem o uso de agrotóxicos, como verduras, legumes, tubérculos e café, além de queijos de diversos tipos, embutidos e mel, entre outros produtos. Já quem curte artigos artesanais, confeccionados em madeira, lã, tecido e metal, entre outros, terá um galpão inteiro à sua disposição, com opções como bonecas, panos de prato, utensílios do lar, bijuterias ou objetos de decoração. O evento conta ainda com uma praça de alimentação, com barracas e restaurantes com comidas típicas.
CONCURSO
De acordo com a programação, uma das novidades desta edição do Domingo Rural será a realização, às 13 horas, do concurso que vai eleger o cãozinho mais bonito do evento. Promovido em comemoração ao Dia da Criança, os animais só poderão ser inscritos pela criançada e os três primeiros colocados receberão uma premiação especial que inclui medalhas e brindes como banho, tosa e saco de ração, entre outros. E para quem ainda não tem um animal de estimação para inscrever no concurso, a dica é adotar um na Feira de Adoção Responsável, que será realizada durante o evento, com cães e gatos.
BELEZA
E quem quiser aproveitar o dia para cuidar da beleza e da saúde também terá atendimento gratuito no local, onde serão oferecidos serviços como corte de cabelo para homens e mulheres, através de uma parceria com o Instituto Embelleze, além de aferição de pressão arterial e teste de glicose, feito por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
SAAE ITINERANTE
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) realiza neste sábado a oitava edição do evento Saae Itinerante, que possibilita atendimento aos usuários de localidades distantes da sede da autarquia. O evento acontecerá de 9 às 14 horas na Colônia Santo Antônio, próximo ao posto de saúde do Condomínio São Lucas. A iniciativa possibilita alguns serviços especiais como impressão de segunda via de conta, abertura de processos, ligação de água e atendimentos básicos, além de sanar dúvidas frequentes.
UM FATO NA FOTO
O apaixonado não terá lugar para dormir na praça
A canção de Bruno e Marrone diz, “deitei no banco da praça, tentando te esquecer”… No entanto, se o ‘apaixonado’ fosse escolher o banco dessa praça em frente à Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), no bairro Sessenta, não ia conseguir nem mesmo sentar para descansar. A imagem feita pela repórter do A VOZ DA CIDADE, Mônica Vieira, mostra apenas o que sobrou do que um dia foi um banco, ou seja, a estrutura de ferro que o sustenta.