Notas & Notas- 17 de fevereiro 2020

0

FLÁVIO BOLSONARO HOJE EM ANGRA 

Hoje, o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, receberá na cidade o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Hélio Lopes e o secretário de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, entre outros, para uma nova agenda sobre o desenvolvimento do turismo da cidade, envolvendo temas como a ampliação do aeroporto e o projeto Marina São Bento.
Às 11 horas, as autoridades concederão uma coletiva de imprensa em um novo local: Aeroporto de Angra dos Reis, na Japuíba.

TOMÓGRAFO MÓVEL

O tomógrafo móvel do Governo do Estado do Rio de Janeiro permanece em Barra Mansa esta semana. A iniciativa atende a uma solicitação do Secretário de Saúde, Sérgio Gomes, junto ao Executivo estadual e foi intermediada pelo deputado Marcelo Borges, o Marcelo Cabeleireiro. O equipamento está disponível até a próxima quinta-feira, dia 20, das 8  às 16 horas, no pátio da Prefeitura, na Rua Luiz Ponce, 263, Centro. A estrutura conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas, cadeira de rodas, vestiários para pacientes, além de um gerador que fornece energia ao tomógrafo.

EXPO FRANCHISING ABF RIO MÉDIO PARAÍBA

A Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR) e Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), promovem na próxima quarta-feira, dia 19, às 10h30min, na sede da Aciap, um café da manhã para a imprensa, prefeitos e secretários de desenvolvimento econômico e turismo das cidades do Sul Fluminense. A reunião objetiva apresentar a 1ª Expo Franchising ABF Rio Médio Paraíba, que acontecerá nos dias 27 e 28 de março, na cidade de Volta Redonda, visando fomentar o crescimento de franquias no interior do Estado e o desenvolvimento da região. A feira será uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) com a Associação Comercial de Volta Redonda e cerca de 30 outras cidades ao entorno, incluindo municípios de Minas e São Paulo.

OFICINA DE DJS EM ANGRA

Este período de férias foi especial para muitas crianças, jovens e até adultos angrenses que puderam participar de oficinas gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio. Uma destas oficinas foi a de DJ, que durou um mês e levou aos alunos noções de mixagem, BPM, dentre outras. Nessa quarta-feira, dia 12, aconteceu um evento, no Teatro Municipal, que marcou o encerramento da oficina. Os formandos puderam apresentar, na prática, para seus familiares e amigos tudo o que aprenderam.

FAETEC EM PARAÍBA DO SUL

Na última semana o secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, de Paraíba do Sul, Samuel Rodrigues, esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) levando uma importante demanda do Prefeito Doutor Alessandro para as áreas da Tecnologia e Educação do município: a expansão da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Paraíba do Sul. Samuel se reuniu com o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Leonardo Rodrigues, com o Deputado Estadual Rodrigo Amorim (PSL-RJ), e o Subsecretário de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo (SUBCOOP), Filippo Scelza.

NOVA PROPOSTA

Foi apresentada a proposta da nova Faetec, que prevê o funcionamento da fundação em um prédio próprio, com espaço mais amplo e novos equipamentos para melhor atender aos alunos, além da criação de cursos técnicos voltados para o mercado de trabalho das novas tecnologias. O secretário Leonardo Rodrigues e o subsecretário Filippo se comprometeram em apoiar à iniciativa, assim como o deputado Rodrigo Amorim, que protocolou uma indicação na Alerj para que o Governo do Estado adote as

FISCALIZA VR

O programa ‘Fiscaliza VR’, utilizado pela Prefeitura de Volta Redonda para aproximar o Poder Público da população e identificar as necessidades mais urgentes do município, está completando um ano. Nesse período, foram atendidas 22.056 ocorrências, principalmente de iluminação pública, que representa quase um quarto (24,6%) das demandas, poda e retirada de árvores (6,8%) e capina e roçada (4%). Pelo último levantamento, cerca de 13.716 volta-redondenses já haviam baixado o aplicativo e se cadastrado.

DIREÇÃO E ÁLCOOL

Transmitir uma mensagem educativa e advertir os condutores sobre os perigos da combinação entre direção e álcool. Este será o objetivo da ação promovida pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública/ Superintendência de Transporte e Trânsito, nos dias que antecedem o Carnaval.  As blitzes educativas, com o tema ‘Se beber, não dirija; álcool e direção, diga não’, vão acontecer na quarta-feira, dia 19, a partir das 9 horas, na Avenida Francisco Magalhães de Castro, no Parque Mambucaba, e na sexta-feira, dia 21, também a partir das 9 horas, na Avenida Ayrton Senna, na Praia do Anil. Além disso, os agentes de trânsito distribuirão materiais educativos em bares e restaurantes de todo o município.

PREFEITURA JUNTO AO COLAB COMPLETA UM ANO

Para celebrar o primeiro ano de parceria com o Colab, a Prefeitura de Angra dos Reis realizou, na quinta-feira, dia 13, no auditório da Defesa Civil, uma reunião para apresentar os números, expectativas e novas ações para mais um ano de trabalho. Diversos representantes e funcionários das secretárias participaram do encontro. O objetivo é fazer com que os setores possam participar cada vez mais do projeto. Ao longo de um ano, foram realizadas cinco consultas públicas, 407 publicações e 708 usuários se cadastraram. Os assuntos mais discutidos pelo aplicativo foram: buracos nas vias públicas e descarte de lixo.

AJUDA A FAMÍLIAS DESABRIGADAS

A Prefeitura de Porto Real faz parte da rede de arrecadação de donativos que vai ajudar as famílias desabrigadas e desalojadas em razão das fortes chuvas no noroeste fluminense. A s famílias carentes precisam deste apoio neste momento. Você pode doar roupas, colchões, alimentos não perecíveis e água potável. É só levar a sua doação ao Cras Novo Horizonte, ao Cras Fátima ou à Secretaria de Assistência Social, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Para mais informações, ligue para 3353-1779.

TCE RECOMENDA APROVAÇÃO DE CONTAS

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) emitiu um parecer favorável às contas de Resende referentes ao ano de 2018. Pela segunda vez consecutiva, o município atinge a aprovação unânime das ações fiscais do governo, após a atual gestão assumir a Prefeitura com um déficit financeiro de mais de R$ 4 milhões. O relatório destaca dois pontos positivos da administração municipal. Entre eles, o gasto com a folha de pagamentos e o nível de endividamento legal, índices que estão abaixo do limite e colocam o município no menor patamar de “gastos com pessoal”.

INVESTIMENTOS

Em 2018, segundo o Tribunal, a prefeitura registrou um superávit de mais de R$55 milhões, que possibilitou a implantação do Piso Nacional do Magistério; a equiparação do Salário-Base municipal em relação ao Salário Mínimo Nacional e o reajuste de 3% do salário dos servidores de carreira do município. Além disso, a administração pôde também realizar a conclusão e retomada de obras, como a recuperação do acesso ao bairro Jardim do Sol; a renovação da frota e as revitalizações em vários setores.

O TCE destacou que ainda que a prefeitura investiu mais do que os 15% e 25% de impostos arrecadados, previstos por lei, nos setores da Saúde e Educação, respectivamente.

REFORMA DO PSF PARAÍSO 

A Prefeitura de Resende está revitalizando a unidade do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Paraíso. O posto sofria com muitas infiltrações no teto e nas paredes, que acabavam gerando mofo. Além disso, havia ocorrência de fissuras também nas paredes e no teto, o que podia comprometer a integridade da estrutura no futuro.
Até o momento, a equipe já fez o tratamento de trincas, instalação de azulejo nas paredes dos consultórios, troca de piso para porcelanato, reparo no telhado, madeiramento, colocação de calha, e troca de todas as portas.

Agora, os esforços estão concentrados na instalação hidráulica para colocação dos lavatórios nas salas e nos banheiros. Há ainda trabalhos sendo feitos na parte elétrica, de pintura geral interna, externa e das portas.

REFORMA DA ESCOLA ROMPENDO O SILÊNCIO 

Estão em ritmo acelerado as obras de reforma da Escola Municipal Rompendo o Silêncio, no bairro Vila Julieta, em Resende. Os trabalhos de reforma estão concentrados nas instalações elétricas, pintura, troca das calhas de alumínio e no muro da unidade. Já foram concluídos os serviços no telhado, com limpeza e pintura das telhas, partes hidráulicas e sanitárias, área verde no parquinho e em frente à entrada.

A Escola Rompendo o Silêncio será contemplada ainda com: revestimento dos pisos, paredes e tetos nas salas de aula e biblioteca; troca das portas de entradas do refeitório e da entrada da escola; instalação de janelas blindex e grades de proteção.

FORNECIMENTO DE ÁGUA EM RIO CLARO

Devido às fortes chuvas que afetaram o sistema de captação que atende o município de Rio Claro, a Cedae precisou interromper parcialmente o fornecimento de água para o município. Técnicos da companhia estão atuando para retomar o sistema e a previsão é que seja normalizado em até 48 horas. A informação foi dada ontem e os moradores de imóveis que dispõem de sistema de reservação (caixas d’água e/ou cisterna) não devem sofrer desabastecimento. Mesmo assim, a companhia pede que os clientes usem água de forma equilibrada. Clientes podem solicitar abastecimento por carro-pipa pelo 0800-282-1195.

INTERDITADO NO DIA DO INCÊNDIO

A representante da secretaria municipal de Fazenda, Sandra Nunes, afirmou que o Ninho do Urubu estava interditado pela Prefeitura do Rio no dia do incêndio que causou a morte de dez atletas do Clube de Regatas do Flamengo, em 2019, entre eles um jovem de Volta Redonda. A declaração foi feita sexta-feira, dia 14, durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que investiga os recorrentes incêndios no Estado.

Carga de R$60 mil em cerveja sem nota

Uma ação da Polícia Militar na madrugada de sábado, dia 15, no bairro Cotiara, em Barra Mansa, terminou com um flagrante de sonegação de impostos. A equipe do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) encontrou um caminhão parado em atitude suspeita. Abordado, o motorista confessou que transportava no veículo uma carga de cervejas avaliada em R$ 60 mil, sem nota fiscal. Uma equipe da Barreira Fiscal de Itatiaia foi acionada e o veículo foi removido para o Posto Fiscal de Nhangapi para as medidas necessárias.

Futebol nos Une

Em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e da Cidadania lançaram ontem, em Brasília, o Programa Integra Brasil, que pretende promover os direitos humanos na prática do futebol. Com o lema “o Futebol nos Une”, o programa promoverá ações nas partidas. Entre os temas tratados, estão paz no futebol, combate às drogas, racismo, inclusão de pessoas com deficiência, direitos da criança e do adolescente, esporte como instrumento de inclusão social e combate à discriminação da mulher.

MEGA-SENA ACUMULA

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2234 da Mega-Sena sorteadas na noite de sábado, dia 15. A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será realizado na quarta-feira, 19, é de R$ 170 milhões. Os números sorteados foram: 04 – 21 – 27 – 29 – 42 – 47. As apostas para o concurso 2235 da Mega-Sena podem ser feitas até as 19 horas de quarta-feira em qualquer casa lotérica. Também é possível fazer apostas por meio do site Loterias Online da Caixa. Um jogo simples, de seis números, custa R$ 4,50.

ANGRA 1 VOLTA A GERAR ENERGIA PARA O SISTEMA ELÉTRICO

Angra 1 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na sexta-feira, dia 14, às 10h02min, após parada de reabastecimento de combustível. A volta à operação se deu com três dias de antecedência em relação ao que foi acordado com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A usina está em processo de elevação de potência e deve atingir 100% hoje.

MELHORIAS RUA PROJETADA

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Porto Real segue realizando melhorias na Rua Projetada, localidade próxima ao Campo de Bulhões, na Vila Marina. A colocação de meios-fios já foi feita e o local ainda recebe melhorias como a implantação do sistema de drenagem e pavimentação.

 

FATO NA FOTO

 

Domingo de alegria e diversão em Resende

O segundo final de semana do Pré-Carnaval de Resende começou com muita alegria e diversão! Após a festa nos dias 8 e 9, neste dia 15 a folia ficou por conta do encontro e desfile dos Blocos Independentes do município. O ponto de concentração foi no início da Rua Saulo Rachid, em Campos Elíseos, e a festa seguiu pelo Calçadão da Avenida Albino de Almeida até a Praça da Bandeira. A folia teve ontem o encontro dos blocos e ainda os participantes do programa Melhor Idade+Ativa, Ki-Beleza e que esbanjaram bom humor e muito vigor. O Pré-Carnaval de Resende tem programação para toda a família, com apresentações musicais e um Espaço Kids com diversas atividades infantis como pula-pula, brinquedos infláveis, pintura facial e leitura com ‘Árvore do Saber’, projeto da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !