A VOZ DA CIDADE antecipou encontro entre Lula e Pezão em Piraí
A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Piraí, nesta terça-feira, dia 15, para vistoriar as obras de duplicação da Serra das Araras, já era esperada – e o jornal A VOZ DA CIDADE antecipou, com exclusividade na edição do dia 10 de abril, que a agenda incluiria um almoço com o prefeito Pezão. Lula estará às 10 horas acompanhando o andamento da obra, almoça com Pezão e outras autoridades e seguirá à tarde para Nissan, em Resende, onde participa da cerimônia de lançamento da produção de novo carro.
100 dias de governo
A Prefeitura de Valença comemorou, no último sábado, dia 12, os 100 dias da gestão de Saulo Corrêa e Ailton Batista com um balanço positivo de ações em todas as áreas. Entre os destaques estão a implantação do Ensino Integral, o fornecimento de 95% dos medicamentos na Farmácia Municipal, obras do novo Hemonúcleo e melhorias nos serviços públicos e estradas vicinais. Em evento com servidores e vereadores, o prefeito reforçou o compromisso com a reconstrução da autoestima da população e anunciou novos projetos para o segundo semestre.
Nove animais adotados
Por meio do espaço de adoção ‘Família Animal’, da Prefeitura de Volta Redonda, nove animais, sendo seis gatos e três cães, ganharam um novo lar. Eles foram adotados no último sábado, dia 12, durante o projeto ‘Rua de Compras’, realizado no bairro Aterrado. Os adotantes tiveram que apresentar documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e também assinaram um Termo de Adoção Responsável, que orienta sobre a saúde e o bem-estar do animal.
Ações reforçadas
O secretário de Proteção e Defesa Animal de Volta Redonda, Paulinho AP, acompanhou o espaço de adoção e reforçou as ações que a Pasta vem realizando desde o início do ano. As denúncias de maus-tratos a animais devem ser feitas pelo número 156 da Central de Atendimento Único (CAU) da prefeitura. A Lei Municipal 4.924/13 prevê a proteção e o bem-estar de animais domésticos em Volta Redonda, com respaldo da Lei Federal 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Mais uma cirurgia de escoliose em Volta Redonda
Na última sexta-feira, 11, o Hospital São João Batista (HSJB) realizou mais uma cirurgia de escoliose pelo projeto Coluna Reta, da Prefeitura de Volta Redonda. Um adolescente de 15 anos foi atendido com sucesso pelo ortopedista Juliano Coelho, que lidera a iniciativa. O projeto, que promove triagens mensais nas escolas e oferece atendimentos semanais, busca identificar precocemente casos de escoliose e oferecer tratamento adequado, evitando a necessidade de cirurgia quando possível. “A cirurgia garante uma melhor qualidade de vida quando o diagnóstico precoce não é viável”, comentou o Dr. Juliano Coelho.
Mutirão de Cirurgias e Procedimentos Oftalmológicos
O Hospital São João Batista prosseguiu com o mutirão de cirurgias no final de semana, atendendo 13 pacientes. O médico ortopedista Rafael Coelho realizou cirurgias ortopédicas em pacientes com idades entre 43 e 62 anos, incluindo procedimentos como osteossíntese de fratura e tenorrafia do tendão de Aquiles. Além disso, a equipe de oftalmologia, liderada pela doutora Talissa de Souza, realizou oito procedimentos, incluindo cirurgias para obstrução do canal lacrimal e calázio.
Visita na Secretaria de Assistência Social
Alunos do 8º ano do Colégio Plano A, em Quatis, visitaram, recentemente, a Secretaria Municipal de Assistência Social. A visita foi parte do projeto “Pessoas que fazem diferenças na nossa vida”, com o tema Páscoa Solidária, aplicado pelo colégio. Segundo a equipe de professores do Plano A, o projeto possui fins pedagógicos a fim de proporcionar aos alunos, um contato direcionado à vivência dos profissionais e o conhecimento sobre as áreas que atendem os benefícios da população.
Acompanhando a visita
O secretário de Assistência Social, Hélio Ricardo, acompanhou a atividade e apresentou toda equipe e cada departamento da Secretaria. Ele ainda foi entrevistado pelos alunos, também como parte do projeto. Logo em seguida os alunos e professores foram visitar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Defesa Civil apaga fogo em vegetação
A equipe da Defesa Civil de Porto Real conseguiu apagar nesta segunda-feira, dia 14, um incêndio em vegetação no bairro Jardim das Acácias. Populares informaram a Defesa Civil Municipal que havia um incêndio em vegetação bem próximo a residências. Uma equipe foi deslocada para o local e atuando de forma rápida, combateu o fogo resolvendo a ocorrência que colocava em risco algumas casas.
Deixou recado de alerta
O diretor da Defesa Civil, Bruno Souza, aproveitou para alertar sobre o perigo de colocar fogo em vegetação ou de jogar bitucas de cigarro acesas, por exemplo, que pode causar esse tipo de ocorrência. Ele lembrou que além do perigo das chamas atingirem casas e comércios também há grande prejuízo para a saúde com a inalação de fumaça.
Chamado por mensagem
Em caso de necessidade as pessoas podem acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp da Guarda Municipal e Ambiental pelos telefones: (24) 9 9254 – 1038, (24) 3353 – 1245 ou pelo 193.
Angraprev com novo presidente
A Prefeitura de Angra dos Reis comunica a troca de comando do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev). Carlos Renato Pereira Gonçalves é o novo presidente do instituto. Formado em direito, e servidor público da Prefeitura de Angra desde 1986, ele atuou como secretário de Administração do governo municipal entre os anos de 1998 e 2000, 2006 e 2008 e em 2011. Trabalhou diretamente na criação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Prefeitura de Angra e do vale-alimentação. Gestor do Fundo Municipal do Angraprev entre 2006 e 2008, Renato trabalhou na transformação do fundo em autarquia, sendo o primeiro presidente do Angraprev, atuando entre os anos de 2009 e 2010.
Tecnologia auxilia na captura de foragido em Barra Mansa
As câmeras com reconhecimento facial da Secretaria Municipal de Ordem Pública de Barra Mansa identificaram, no domingo, dia 14, um homem de 49 anos com oito anotações criminais. Ele foi flagrado na passagem de nível do Jardim das Preguiças, no Centro, e, após o alerta da central de monitoramento, foi detido pela Polícia Militar a cerca de 300 metros, na Avenida Joaquim Leite. Ele foi encaminhado à 90ª DP.
Sistema será ampliado
Barra Mansa conta com 120 câmeras espalhadas pela cidade, segundo o secretário Daniel Abreu. A prefeitura já solicitou a expansão do sistema, reforçando o uso de tecnologias como o reconhecimento facial em apoio à segurança pública. A parceria com a Polícia Militar tem garantido mais agilidade e eficácia nas operações.