Notas & Notas – 20 de dezembro de 2019

0

MODERNIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, continua promovendo melhorias na iluminação da cidade. Recentemente, foram implantadas 62 lâmpadas de LED na reta da Rio-Santos, na altura do Parque Mambucaba, e a avenida Francisco Magalhães Castro, a principal do bairro, recebeu 45 novos pontos de iluminação. Além disso, a via recebeu nova sinalização de trânsito horizontal. A Estrada da Banqueta também está mais iluminada, com 99 novos pontos de LED, e a Serra D´Água, ao longo da rodovia Saturnino Braga, recebeu 36 lâmpadas. As mudanças não param por aí. A previsão é que cerca de 200 luminárias sejam implantadas na Estrada do Contorno, até o ponto final de ônibus da Praia da Figueira.

ÔNIBUS EM CAMPINAS

Os passageiros de Campinas, cidade do interior de São Paulo, terão uma frota renovada à disposição, pois, nada menos que 125 ônibus Volkswagen estão chegando à garagem do Consórcio Urbcamp para se dividirem entre mais de 60 rotas que cobrem a Área Verde da cidade. Todo o lote é composto pelos Volksbus 17.230 ODS, que trazem todo o conforto da suspensão pneumática, além de sistema de ar-condicionado para refrescar o verão dos passageiros. Segundo Belarmino da Ascensão Marta Júnior, diretor da VB Transportes e Turismo, concessionária que lidera o Consórcio Urbcamp, a aquisição representa uma das maiores renovações de frota dos últimos tempos na cidade paulista.

WILSON WITZEL EM ANGRA DOS REIS

Foto: Divulgação


O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, vai receber a visita do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, na segunda-feira, dia 23. O encontro vai acontecer às 15 horas no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, e o objetivo será discutir ações na área de segurança pública na cidade. A reunião contará ainda com a presença de outras autoridades.

OFICINA DE FÉRIAS

O período de férias escolares em Angra dos Reis vai ser de muita arte, na Casa de Larangeiras e no Teatro Municipal. Isso porque a prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, vai promover uma animada Oficina de Férias, com atividades culturais, totalmente gratuitas, voltada para crianças, adolescentes e também adultos. As atividades vão acontecer de 13 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

As inscrições já estão abertas e os interessados devem comparecer, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30min na sede da Secretaria de Cultura, na Casa Larangeiras, localizada no Centro de Angra dos Reis. Os menores devem estar acompanhados dos responsáveis. As vagas são limitadas.

OBRAS EM ESCOLA

Foto: Divulgação


Com previsão de entrega para a comunidade em 180 dias, a obra de reforma da Escola Municipal Marizinha Félix, no bairro Vila Rica/Três Poços, segue em ritmo acelerado. O investimento é de cerca de R$ 560 mil e irá beneficiar 500 alunos da unidade. O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, disse que a reforma dará mais conforto aos alunos. “Estamos reformando a escola para dar mais conforto aos alunos e melhorando ainda mais a qualidade do ensino na unidade escolar. Há muitos anos, a comunidade escolar espera por essas melhorias. Nossa gestão tem o compromisso com a educação e, só neste ano, realizamos reformas e manutenção em mais de 50 escolas”, contou Samuca.

CHAMADA ESCOLAR PARA O EJA

A Secretaria de Educação de Itatiaia informou que foram abertas as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos, para o primeiro semestre de 2020. O prazo segue até o dia 10 de fevereiro. Devido ao período de férias escolares, do dia 23 deste ano ao dia 31 de janeiro de 2020 as secretarias estarão abertas de 8 horas ao meio-dia. Já no período de 3 a 10 fevereiro de 2020, o funcionamento será integral, de 8 às 21h30min

UNIDADES QUE OFERECEM A MODALIDADE

Os alunos devem procurar a escola mais próxima de sua residência. As unidades escolares que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas modalidades de para anos iniciais (1ª a 3ª fases) e anos finais (4ª a 7ª fase) são: Fernando Octávio Xavier, em Penedo, Reinaldo Maia Souto, no Centro e Wagner Guimarães, no Campo Alegre.

A INSCRIÇÃO

Para se inscrever os interessados devem apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de escolaridade. Mais informações podem ser adquiridas na sede da Secretaria Municipal de Educação localizada na Rua São José, nº 210 (fundos), no Centro.

DOAÇÃO DE SANGUE

O Núcleo de Hemoterapia de Resende convoca novos doadores para reforçar o estoque de bolsas de sangue para o período de fim de ano. O tipo sanguíneo B negativo é o que tem menos bolsas em estoque, situação considerada crítica. Os demais estão em nível estável, porém, para possíveis situações de emergência é preciso que reforçar as bolsas de todos os tipos. Portanto, os doadores voluntários podem ir até o Hemonúcleo, situado anexo ao Hospital de Emergência, na Avenida Marcílio Dias, no Jardim Jalisco. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas.

QUEM PODE DOAR?

Para doar é preciso apresentar um documento de identificação com foto, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Os menores de idade (16 e 17 anos), precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, além de preencher um formulário autorizando a doação. Os doadores maiores de 60 anos não podem estar na primeira doação de sangue e as pessoas que passaram por algum procedimento com agulhas devem aguardar um período de 12 meses para se tornarem doadores.

MELHORIAS NO TRÂNSITO

Foto: Divulgação


Neste mês de dezembro, Barra Mansa está promovendo modificações pontuais em áreas onde o fluxo é intenso para melhorar a mobilidade e organizar o trânsito. As ações efetuadas pela Prefeitura de Barra Mansa ocorrem através da Secretaria de Ordem Pública. Os guardas municipais, que tem sua atuação vinculada à pasta, estão se posicionando em diversas localidades. Uma delas é o bairro Nove de Abril, importante acesso na Região Leste. Nesta região vivem aproximadamente 40 mil moradores e é um território extenso no município.

ÚLTIMO DIA DO PAPAI NOEL NOS BAIRROS

Com a presença de mais de 100 crianças, a Prefeitura de Volta Redonda realizou o último dia de programação do Projeto Papai Noel dos Bairros, através do Natal do Amor. As crianças do bairro São Geraldo receberam presentes do bom velhinho na tarde de quarta-feira, 18, no ginásio do local. O Papai Noel percorreu, durante duas semanas, oito bairros da cidade para a distribuição de presentes.

PARCERIA

Neste ano, o evento contou com a parceria de algumas lojas e do Shopping Park Sul que, juntos, doaram mais de dez mil presentes para serem distribuídos durante a programação.

ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA URBANA

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão de Volta Redonda (Seplag), elaborou um Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQVU–VR), baseado em uma metodologia já utilizada em Belo Horizonte (MG). O Índice fornece informações que auxiliam os gestores públicos na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas no município e pode servir como base na tomada de decisões e priorizar ações nas Unidades de Planejamento (UPs) em situação de vulnerabilidade social.

O ÍNDICE

O IQVU–VR considera informações de esporte e lazer, saúde, abastecimento, educação, habitação, demografia, assistência social, infraestrutura urbana, segurança e renda per capta, coletadas através dos órgãos municipais e de outros órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de calcular uma nota para cada Unidade de Planejamento da cidade.

SEGUNDA PARCELA DO 13º NA CONTA

A Prefeitura de Barra Mansa creditou nesta quinta-feira, dia 19, a segunda parcela do 13° salário de aproximadamente 7,5 mil servidores municipais, entre ativos, inativos e pensionistas da administração direta e indireta. O valor corresponde a 7/12 do valor total do benefício. A primeira parcela no percentual de 41,66% do Abono de Natal foi quitada na primeira quinzena de junho.

SEXTA COM SAMBA

O Hotel Bela Vista, localizado no bairro, Bela Vista, em Volta Redonda, apresenta nesta sexta-feira, dia 20, o ‘Sexta com Samba’. O happy hour especial de fim de ano contará com a presença dos Juremeiros. Os ingressos para o evento que terá início às 19 horas estão sendo vendidos a R$ 10. Para mais informações acesse o endereço: http://bit.ly/38YgXU3.

DEBATE

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizará audiência pública nesta sexta-feira  para debater o Projeto de Lei 3.498/2017, que altera as normas da vistoria obrigatória do gás para edifícios residenciais e comerciais. A reunião ocorrerá às 10 horas, no Palácio Tiradentes. Segundo o deputado Max Lemos (MDB), presidente da comissão, dos cerca de 80 mil consumidores e estabelecimentos apenas 20% realizaram a vistoria do gás encanado este ano.

SEMANA DA CRIANÇA EM RESENDE

A Prefeitura de Resende promove neste domingo, dia 22, mais uma edição da tradicional festa gratuita, que compõe a Semana Municipal da Criança. O evento, que vai acontecer a partir das 13 horas, na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina, terá atividades infantis, apresentações musicais, brinquedos, além de pipoca, algodão doce entre outras atrações para as crianças.

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA

A Polícia Rodoviária Federal no Rio de Janeiro modernizou o atendimento do telefone de emergência 191, com a contratação de uma empresa especializada para atender as mais de 500 ligações recebidas diariamente, no Rio de Janeiro. A mudança se iniciou na terça-feira, dia 11, no Centro de Comando e Controle da Regional (C3R).

PASSOU MAL NO TREINO

O técnico do Macaé, Mário Júnior está internado, com um quadro estabilizado, mas sem previsão de alta. O treinador passou mal em uma atividade do clube na quarta-feira, dia 18, e foi levado ao Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva. Ele foi diagnosticado com um quadro de hipoglicêmia. No confronto diante do America, no domingo, dia 22, o auxiliar Carlos Tozi estará no comando da equipe macaense.

Um Fato na Foto

Mulheres atendidas pelo Ceam

Foto: Divulgação

O Natal chegou um pouco mais cedo para cerca de 25 mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Volta Redonda. É que nesta quinta-feira, dia 19, elas receberam as cestas natalinas. A entrega aconteceu na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, onde as famílias participaram de um momento de confraternização e troca de experiências. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) conta com uma equipe especializada de advogados e assistentes sociais para atender, acolher e orientar as mulheres vítimas de violência. Em 2019, mais de 200 mulheres passaram pelo atendimento.

error: Conteúdo protegido !