Risco de queimadas
O período de seca chegou. E com ele, os problemas gerados pela falta de chuva e umidade no ar. De maio a novembro, as chuvas são escassas, acarretando seca da vegetação, do solo e principalmente do ar. É nessa época que são registrados um grande volume de ocorrências de incêndios florestais. A afirmação é do Programa Linha Verde, do Disque Denúncia, que para evitar que danos maiores aconteçam com o meio ambiente, disponibiliza seus canais de comunicação para que a população possa denunciar suspeitos e possíveis queimadas nas matas. Todas as informações são encaminhadas aos órgãos competentes, inclusive o Corpo de Bombeiros.
Mais de 70 denúncias de janeiro a abril
De janeiro à abril deste ano, foram registradas 75 denúncias sobre queimadas, cinco a mais do que o mesmo período do ano passado. Vale reforçar que é nesse período, onde há uma maior intensidade de queimadas florestais, a importância de uma campanha para conscientizar a população. Desde o ano de 2020, o Linha Verde já recebeu mais de mil denúncias sobre queimadas florestais. Os números para denúncia são (21) 2253-1177 e 0300 253 1177 (interior).
DIA LIVRE DE IMPOSTOS
Hoje é o dia que cidades do país promoverão ações no Dia Livre de Impostos (DLI). A data prevê que diversos estabelecimentos comercializem produtos sem a taxa de imposto. Em Barra Mansa, a CDL Jovem informou que alguns itens podem chegar a 70% de redução do valor final. Entre as principais ações, o Posto Aliança – Petrobrás (localizado na Av. Tenente José Eduardo, no Ano Bom) irá comercializar a gasolina com 32,2% de redução de imposto, indo de R$ 5,79 para R$ 3,93 no preço final. Haverá limite de 100 carros (20 L por carro) e 50 motos (5L por motos). As senhas serão entregues às 7 horas e as bombas abertas às 8 horas somente nesta data.
SEMANA DO MEI EM QUATIS
Aconteceu na última segunda-feira, 22, no CATE, em Quatis, a abertura da Semana do MEI, promovida pela prefeitura, em parceria com o Sebrae. O primeiro dia recebeu microempreendedores do município para participarem da palestra sobre ‘Como vender mais pelas mídias sociais’, ministrada pela palestrante Giuliene Loubach Nogueira. O prefeito Aluísio d’Elias e o secretário de Desenvolvimento Econômico Urbano e Rural, Renato Xavier Corradi, marcaram presença no evento. Quem também esteve presente no dia acompanhando a palestra foi o analista de negócios da Coordenação do Sebrae Médio Paraíba, Jayme Souza Filho. A Semana do MEI segue até hoje com palestras sobre diversos conteúdos que têm como objetivo aprimorar a gestão do microempreendedor, como superar os desafios do empreendimento próprio para quem é experiente ou iniciante na área.
CLÍNICA DA FAMÍLIA
A Prefeitura de Quatis deu início a mais uma obra no município. A revitalização da Clínica da Família, no bairro Nossa Senhora do Rosário, já está saindo do papel. Na semana passada, o secretário de Saúde, Lucas Silva, junto do secretário de Infraestrutura, Israel Cunha, realizaram uma visita na unidade para uma análise e vistorias. Conhecido também como unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF I e V) Maria da Glória Silva, o local vai receber uma nova pintura externa, instalação de condicionadores de ar, reestruturação elétrica, trocas de todas as luminárias para led e troca de iluminação de led no pátio externo.
LEI PAULO GUSTAVO
A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realizará uma reunião, nos dias 24 e 31, às 18h30min, no Porão das Artes, na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, Centro Histórico para abordar a execução da Lei Paulo Gustavo em Resende. O público alvo é toda a comunidade artística e os interessados em geral. O objetivo do encontro é definir a aplicação dos recursos, que deverão ser alinhados às necessidades da classe. Em abril foi realizada uma consulta pública destinada aos trabalhadores da cultura e à sociedade civil interessada em participar da implementação da Lei. As informações coletadas serviram de base para a proposição do Plano de Ação, que definirá como os recursos serão aplicados no município.
AÇÕES AO SETOR
Vale lembrar que a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195, de 08 de julho de 2022), dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. O repasse previsto aos estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural é de R $3,862 bilhões. Para Resende o esperado é receber aproximadamente R $1.083.173,21, dos quais 72,4% serão destinados ao setor do audiovisual e 27,6% para as demais atividades culturais.
PATRULHA DO IDOSO AJUDA A SOCORRER HOMEM
A família de um senhor de 71 anos e morador de Barra Mansa recebeu a ajuda da Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda, quando se dirigia ao Hospital São João Batista (HSJB), por volta das 20h30MIN de terça-feira (23). Quando passavam pelo bairro Conforto, os agentes da Guarda Municipal (GMVR) foram parados pelo genro do idoso, que solicitou ajuda para ir até ao hospital, no bairro São Geraldo. O senhor foi atendido com sintomas de infarto e foi medicado. Os guardas municipais Cristiano e Miguel estavam em ronda de rotina pela Avenida Nossa Senhora da Conceição, em direção à Creche do Idoso, no Conforto, quando foram abordados pela família (filha e genro), pedindo ajuda para ir até o HSJB.
ALUNOS EM SINDICATO DOS METALÚRGICOS
O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense recebeu a visita dos alunos do 4º ano da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda, Jayme Martins – Santo Agostinho, que estão aprendendo a história de Volta Redonda, a greve do Sindicato dos Metalúrgicos de 1988 e a história do Sindicato. O presidente do Sindicato, Edimar Miguel, recebeu os alunos e conversou com eles sobre a importância do Sindicato na luta em defesa do trabalhador e a importância de ser sindicalizado.
UTI do Hospital Unimed
A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Unimed Volta Redonda – Unidade Litoral, em Angra dos Reis, está entre as melhores do país, segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed. O selo UTI Top performer é concedido aos hospitais que apresentam os melhores resultados clínicos, com boas práticas assistenciais para garantir a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade. Foram avaliadas mais de 1800 unidades, e apenas 211 UTIs Gerais apresentaram desempenho de acordo com o mais alto selo de qualidade da AMIB.
SEMANA DO PEDAGOGO EM PORTO REAL
A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Porto Real está promovendo a III Semana do Pedagogo. As atividades tiveram início no dia 23 e seguem até sexta-feira, dia 26, no auditório do Horto Municipal, com o tema: “A importância do Pedagogo no cotidiano escolar”. No encerramento da ação, está programado um “Quis pedagógico”, que será um momento de descontração para os profissionais. A secretária de Educação do município, Maria Madalena salientou que o Dia do Pedagogo, celebrado no dia 20, é uma data especial que celebra a importância do trabalho dos profissionais da área da Educação.
ETAPAS DO ENSINO
A coordenadora de Orientação Educacional e Pedagógica, Cristiane Sá, ressalta que o pedagogo é um profissional fundamental no processo educacional de Porto Real, atuando em diferentes etapas de ensino, desde a Educação Infantil até o Fundamental, nos Anos Iniciais e Finais, bem como a Educação de Jovens e Adultos. “Sua função vai além de transmitir conhecimentos, envolvendo também a compreensão das necessidades e características individuais dos estudantes, o planejamento de estratégias pedagógicas adequadas para promover o aprendizado”, informa.
SETOR DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA PREFEITURA DE RESENDE VISITA INB
A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Resende, realizou uma visita técnica nas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) na segunda-feira, dia 22. O encontro reuniu as representantes da gestão municipal, Carolina Bittencourt, Valéria Baracho e Brenda Benites; o coordenador do Plano de Emergência Local da INB, David Acherman e a analista de comunicação da empresa, Danielle Gasparini. O objetivo da visita foi aproximar os responsáveis pela gestão de emergências em saúde pública relacionadas a desastres tecnológicos e os gerentes de emergências institucionais da INB, buscando conhecer os padrões e protocolos para diminuir os riscos de exposição a possíveis eventos de desastres.
AÇÕES DE EMERGENCIAIS
A visita à área física da indústria possibilitou que a equipe da gestão municipal conhecesse um pouco mais sobre as atividades produtivas realizadas na INB e a organização das ações internas emergenciais em caso de acidentes. O encontro contribui com gestão de práticas do setor saúde do município. “Por se tratar de uma empresa que lida com energia nuclear, que naturalmente contém seus riscos e particularidades, é fundamental que a gestão municipal obtenha esse conhecimento dos protocolos e procedimentos utilizados em caso emergencial. Fomos muito bem recebidos e nos foi passado de uma maneira muito clara as ações e planejamentos da empresa em caso de algum incidente. O preparo é muito importante e estamos felizes com todas as informações que recebemos. Vão ajudar a aprimorar nossos próprios protocolos também”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt.
VIGIDESASTRES
Vinculado à Vigilância Ambiental, que faz parte da superintendência de Vigilância em Saúde do município, o Vigidesastres é o segmento que acompanha, monitora e elabora planos de ações para os casos de desastres naturais e tecnológicos que possam acontecer no município. Através dele, o município possui um mapeamento de eventuais pontos de riscos e cria os planos de ações, contando também com a parceria da Defesa Civil. Valéria Baracho e Brenda Benites foram as representantes do Vigidesastres presentes na visita desta segunda-feira.