Notas & Notas – 29 de junho de 2021

0

DISPERSÕES DE AGLOMERAÇÃO EM VR

Foto: Divulgação/PMVR


A força-tarefa da Prefeitura de Volta Redonda, criada para fiscalizar as medidas restritivas de prevenção à Covid-19, fez um balanço das ações realizadas entre quinta-feira, dia 24, e o último domingo, dia 27. No total, as equipes percorreram 18 bairros e fiscalizaram aproximadamente 60 estabelecimentos comerciais durante os quatro dias. Um comércio foi fechado, outros foram autuados e notificados, e um grupo foi disperso por promover aglomeração.

GRUPOS DISPERSOS

Com atuação da Guarda Municipal, dois grupos foram dispersos no mesmo dia por estarem promovendo aglomeração em praças, um no bairro Água Limpa e outro na Colina. Neste último bairro, a força-tarefa impediu a realização do evento clandestino conhecido como “isopozinho”, além de apreender um veículo que vendia bebidas alcoólicas no local. No sábado, dia 26, 17 estabelecimentos foram fiscalizados durante ação nos bairros São Luiz, Belmonte, Três Poços, Colina e Jardim Amália. Foram lavradas uma notificação e uma autuação.

ADOÇÃO DE CÃES E GATOS

Foto: Divulgação/PMVR


A segunda edição do “Família Animal”, espaço de adoção realizada no último domingo, dia 27, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Volta Redonda com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou 17 adoções – nove cães e oito gatos. O evento aconteceu na Rua 21, no bairro Vila Santa Cecília, próximo ao antigo Escritório Central. Os animais disponibilizados para adoção eram provenientes de acumuladores acompanhados pela SMMA e o CCZ. Não sendo aceitos outros pets para adoção durante o evento.

PARA DOAR

As ONG’s ou protetores que desejam doar animais devem procurar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal na SMMA para se cadastrarem e serem orientadas sobre as exigências legais para participar dos próximos espaços de adoção. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone: (24) 3350-7123 ou diretamente na sede da SMMA, localizada na Rua General Silvio Raulino de Oliveira, nº 139, no bairro Ponte Alta.

DESPEJO DE LIXO

Foto: Divulgação


Áreas rurais em intenso estado de erosão estão sendo utilizadas irregularmente como depósito de resíduos urbanos em Valença e Pinheiral. Afetados por um fenômeno chamado “voçoroca”, que é a erosão do solo provocada pelas águas das chuvas, os locais têm autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para receber de obras e cascalho, como forma de conter o efeito erosivo, o problema é que isso se deu sem nenhum estudo de impacto ambiental.

CLANDESTINAMENTE

De acordo com a Associação Brasileira de Limpeza Pública e de Resíduos Especiais (Abrelpe) há pelo menos seis meses as áreas ainda recebem clandestinamente lixo urbano e até mesmo industrial. “O Inea autorizou para um tipo de uso, sem fazer os devidos estudos, só que as empresas despejam lixo diretamente solo, sem qualquer sistema de proteção, drenagem e captação e tratamento de chorume. A manta plástica que colocaram para cobrir o solo não apresenta condições técnicas mínimas e de qualidade para protegê-lo. Ou seja, o Inea não fiscalizou como deveria e liberou a criação de um lixão”, alerta Carlos Silva Filho, presidente da Abrelpe.

PREOCUPADO COM ACIDENTES

Foi aprovado ontem pela Câmara de Barra Mansa, requerimento do presidente, Luiz Furlani, que convoca o responsável da CCR NovaDutra, concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, pelo trecho do estado do Rio de Janeiro, para tratar sobre os constantes acidentes ocorridos no entorno do município de Barra Mansa. De acordo com Furlani, o objetivo é para cobrar soluções e investimentos de melhorias de sinalização, diante dos constantes acidentes ocorridos em nossa cidade nos trechos de área urbanas cuja responsabilidade é da concessionária, principalmente na entrada para os bairros Boa Vista 1 e Boa Vista 3 na Região Leste.

VACINAÇÃO EM PORTO REAL

A partir desta terça-feira, dia 29, a Prefeitura de Porto Real dará início ao processo de vacinação da 1ª dose contra à Covid-19 no grupo formado por gestantes, puérperas e lactantes. Para receber vacinação, a gestante deve apresentar um laudo com a autorização do médico que faz o acompanhamento da gravidez, onde o mesmo autorize o recebimento do imunizantes. Já para as mulheres lactantes é necessário apresentar a certidão de nascimento da criança e a declaração do pediatra.

A vacinação acontecerá somente na Central de Vacinas, acoplada ao Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis, nos horários das 9 às 11 horas e das 13 às 15 horas. Também é necessário que as gestantes apresentem os seguintes documentos: RG e CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), cartão de acompanhamento gestacional e comprovante de residência.

PARCERIA ENTRE MUNICÍPIOS

Foto: Divulgação


O vice-prefeito e secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Quatis, Paulo Vitor, recebeu a Secretária de Assistência Social de Resende, Jacqueline Primo e as diretoras de direitos humanos, Emanuele Dalpra e Nara Galvão para uma reunião, na última sexta-feira, dia 25. O encontro teve como pauta o objetivo de firmar uma parceria entre os municípios de Quatis e Resende e apresentar a elas o programa Sub Registro que foi conseguido pela Secretaria de Assistência Social de Quatis com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que tem seu núcleo localizado no 1º piso do prédio da Prefeitura de Quatis.

PREMIADOS EM PINHEIRAL

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta segunda-feira, dia 28, a cerimônia de premiação dos vencedores do XX Concurso de Poesia, cujo tema esse ano foi “Valorizando a Vida em Tempos de Pandemia”. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria receberam medalhas, brindes e um exemplar do livro de poesias “Poemas semicomentados” de autoria de Adahir Gonçalves Barbosa, um dos jurados do concurso.

AGRADECIMENTO DO PREFEITO

O prefeito Ednardo Barbosa agradeceu a participação de todos os alunos e envolvidos no concurso. “’No momento tão difícil como esse quero agradecer aos participantes pelas coisas boas e positivas que escreveram. Sintam-se abraçados, muito obrigado pelo dia de hoje”, agradeceu Ednardo.

PARCERIA NO ESTADO

Com o objetivo de fortalecer as feiras e os artesãos do interior do estado do Rio, o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 28, com o presidente do Detran.RJ, Adolpho Konder, para debater os serviços que poderão ser ofertados nas cidades do interior. Uma das propostas estudadas é a realização de feiras de artesanato utilizando a estrutura dos postos do Detran.RJ na ampliação das ações da Secretaria  de Turismo no interior do Estado.

OUTROS SERVIÇOS

“Nós estamos estudando diversas parcerias para atender a demanda do artesão de cada região. Temos visto nas cidades por onde entregamos as carteiras do artesão, a necessidade de ofertar outros serviços. Uma das ideias que vamos avançar para o pós-pandemia são as feiras de artesanato, aproveitando a estrutura dos postos do Detran para consolidarmos um TurismoRJ+Perto do interior. A parceria vai fomentar o artesanato, somando o trabalho da Secretaria de Turismo com a estrutura do Detran em todo o Estado. Já estamos focados no período de pós-pandemia e queremos avançar pelo interior com novos projetos”, destacou Gustavo Tutuca.

PROGRAMA DE ARTESANATO

O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro tem o objetivo de desenvolver ações como capacitação, cadastramento, acesso ao crédito, participação em eventos e feiras. Gerando assim, para o artesão, um aumento em sua renda pessoal e familiar com a venda dos produtos artesanais.

SICOMÉRCIO EM QUATIS

O Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro (Sicomércio) agora tem um escritório em Quatis. A inauguração aconteceu no último dia 24, na Rua Euclides Alves Guimarães Cotia, nº 3, sala D, no Centro. O presidente do Sicomércio, Hugo Tavares Nascimento, a vice-presidente Lilian Panizza, acompanhados de outros membros do Sindicato recepcionaram os convidados, durante a inauguração.

Um fato na foto

Pássaros, armadilhas e espingarda apreendidos

Foto: Divulgação/PMBM


Ontem, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente, e em parceira com a Polícia Militar Ambiental, realizou um patrulhamento na Avenida Camila Rezende, no Perimetral, que resultou na apreensão de pássaros, além de armadilhas e uma espingarda. No local foram capturadas diversas gaiolas com pássaros, armadilhas para captura e uma espingarda calibre 28 com certificado vencido desde o ano de 2013. O responsável foi dirigido até a 90ª DP para registro de ocorrência. A ação foi realizada a partir de denúncia anônima e teve o intuito de coibir infrações ambientais relacionadas a aves silvestres em cativeiro. Para denunciar basta entrar em contato com o WhatsApp da Secretaria de Meio Ambiente através do número (24) 99923-7641 ou pelo telefone fixo (24)2106-3408. A denúncia pode ser anônima.

 

 

error: Conteúdo protegido !