Notas e Notas -17-05

0

AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE BARRA MANSA

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (CMCBM) promoveu na quarta-feira, dia 15, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública em que foi aprovado o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), da Lei Aldir Blanc. A partir disso, será possível fomentar o setor cultural nas suas diferentes esferas. Além dos representantes da Cultura na cidade, também compareceram as classes que desenvolvem a categoria no município, incluindo: hip-hop, matrizes africanas e grupos de samba e Carnaval.

DIA DA RECICLAGEM EM BARRA MANSA

Foto: Chico de Assis PMBM

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), realizou na manhã desta quinta-feira, dia 16, uma palestra sobre o Dia Internacional da Reciclagem, direcionada para duas turmas de 6° ano do CIEP 054 Mª José de Carvalho, localizada no bairro Vila Maria. A atividade contou com a presença de integrantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) e da Coopcat (Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa).

1ª Jornada de Pesquisa e Extensão do UniFAA

Foto: divulgação

Apresentar a produção acadêmica dos discentes em 76 projetos de pesquisa e mostrar o que foi desenvolvido pelos universitários em 59 projetos de extensão, totalizando 135 trabalhos. Essa é a proposta principal da 1ª Jornada de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Valença (UniFAA) que será realizada nesta quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17, no Teatro UniFAA, sendo aberta aos interessados. Todos os estudantes que estão na fase final de ações de pesquisa e extensão vão apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos por meio de pôsteres (exibidos em TVs) e apresentações orais.

Um ano de trabalho 

“A jornada é o fechamento de um ciclo de aproximadamente um ano de trabalho dos estudantes e professores, seja na busca por conhecimento, a partir do edital do Programa de Iniciação Científica, seja pelo diálogo com a comunidade, a partir do edital dos Programa de Extensão. O evento é uma oportunidade para demonstrar como o tripé do ensino superior – ensino, pesquisa e extensão – acontece efetivamente no UNIFAA para todos os estudantes que desejam aprofundamento em temáticas nas mais diversas áreas de atuação de sua futura profissão”, explica a coordenadora de Extensão do UniFAA, Vivian Magalhães Rodrigues.

 AUXÍLIO FUNERÁRIO

A Prefeitura de Quatis informou sobre o benefício eventual do Auxílio Funerário, que é regulamentado por lei municipal e oferecido de forma gratuita a população. As famílias que não possuem condições de arcar com as despesas e serviços, podem ter direito ao custeio de despesas de urna funerária, velório e sepultamento, incluindo transporte de óbitos. Além de todo o serviço funerário, também estão inclusos a utilização da capela mortuária e outros serviços que garantem a dignidade da família beneficiária. Para participar, a família deve residir em Quatis há, pelo menos, seis meses e ter uma renda mensal per capita igual ou inferior à 1⁄4 do salário mínimo nacional. Além disso, a família deve estar devidamente cadastrada em um dos equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Outras informações através do telefone (24) 97404-4113.

TENDA DE PROXIMIDADE 

A “Tenda de Proximidade”, projeto da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), criado em março deste ano para fortalecer ainda mais a segurança pública em Volta Redonda, ultrapassou as mais de mil pessoas cadastradas. A iniciativa percorre os bairros da cidade coletando dados de moradores que queiram se tornar colaboradores da segurança pública, através de grupos de WhatsApp, os chamados “Aliados da Ordem Pública”.

VISITAÇÃO A 34 BAIRROS  

Neste período em atividade a “Tenda de Proximidade” esteve em 34 bairros, cadastrando 1.023 moradores em canais de comunicação geridos pela Semop. O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicou que através da “Tenda de Proximidade” a secretaria quer estar mais próxima da população.

TENDA NÃO SUBSTITUI OS CANAIS DE EMERGÊNCIA 

O secretário frisou ainda que a “Tenda de Proximidade” não substitui os canais de emergência, como o 190 da Polícia Militar e o 153 da Guarda Municipal; eles continuam ativos. A “Tenda de Proximidade” da Ordem Pública estará nesta sexta-feira, dia 17, no bairro São João. Sempre das 10 às 14 horas. O projeto ainda tem recebido doações às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

CICLO DE CAPACITAÇÃO DO HOMEM

A Prefeitura de Resende iniciou, nesta quinta-feira, dia 16, mais um ciclo de capacitações sobre Saúde do Homem. Desta vez com a equipe de profissionais da saúde da Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro Liberdade. Ao todo, serão seis encontros em diferentes unidades entre os meses de maio e junho. O tema central abordado foi capacitar e chamar atenção dos profissionais de saúde para a sensibilidade do homem ao cuidado de sua saúde, ao mesmo tempo, promovendo atividades como roda de conversas.

PROJETO FILOSOFIA PARA SER FELIZ

O que te faz feliz hoje? “Vencer obstáculos nos torna pessoas melhores. A felicidade é uma busca constante”, considerou Andreia Aparecida Souza, professora de Produção Textual e Inglês da Escola Marina Graciani Fontanezzi, que também é mãe de uns alunos participantes do Projeto Filosofia Para Ser Feliz, Leandro Souza, que cursa o 8º ano. O projeto é idealizado pela diretora da escola Danielle Marquiole e teve início com um Café Filosófico, que aconteceu, nesta quarta-feira, dia 15, no Horto Municipal, de Porto Real. O projeto debateu ideias de Sócrates associadas aos pensamentos contemporâneos refletidos nas opiniões de alunos e colaboradores da escola.  Alunos do 6º ao 9º ano participam das atividades.

DEBATE 

O Café Filosófico foi conduzido pela professora de Filosofia, que também é coaching escolar, Tânia Regina Pereira. Ela destacou a importância do diálogo nas questões cotidianas. “É preciso dar lugar de fala ao jovem e adolescente, estabelecendo o diálogo, respeitando a diversidade e as habilidades socioemocionais”, disse Tânia. “A próxima etapa será um teste de inteligência emocional. O principal objetivo é ajudar os alunos a entenderem e gerenciarem melhor suas emoções, promovendo o bem-estar emocional e melhorando as relações interpessoais dentro e fora do ambiente escolar”, explicou a diretora Danielle Marquiole.

OFICINAS

As oficinas do projeto acontecem entre os dias 24 e 11 de julho, sendo a última etapa realizada dia 9 de agosto, com a apresentação de um coral sob a supervisão da professora Lilian Arbex. Na ocasião estarão presentes o trio gestor (direção, coordenação e supervisão de ensino) e ainda outros representantes da comunidade escolar. Os estudantes s estão ensaiando a música Happy, do cantor Pharrell Williams, para o momento.

UM FATO NA FOTO

SOS Rio Grande do Sul: Alunos da rede municipal de ensino realizam doações
Na tarde de ontem, as doações feitas pelos alunos da rede municipal de ensino para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul foram entregues na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). A campanha realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) reuniu doações da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O foco da campanha de arrecadação foram itens de higiene pessoal, mais especificamente pasta de dente e sabonetes. Todas as 69 escolas da rede municipal participaram da ação, que até o momento já recebeu cerca de 10 mil kits (sabonete + pasta de dente). As unidades continuarão recebendo os donativos até a sexta-feira da próxima semana, dia 24.

Foto: Chico de Assis PMBM

 

Deixe um Comentário