>
728x90 vacina (1)

Nissan anuncia investimentos e produção de dois novos veículos em Resende

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

RESENDE

Com o objetivo de anunciar investimentos, a Nissan realizou nesta terça-feira, dia 7, um evento que contou com a presença do governador Cláudio Castro, juntamente com o CEO e presidente da Nissan Motor Co., Makoto Uchida. Participaram também da cerimônia o chairperson (presidente) da Nissan Américas, Jérémie Papin, e o presidente da Nissan América Latina e vice-presidente coorporativo da Nissan, Guy Rodriguez. Participaram 2,4 mil pessoas, incluindo todos os funcionários da unidade industrial, autoridades e convidados.

Durante o evento, Makoto Uchida anunciou o investimento de R$ 2,8 bilhões na fábrica, para produzir dois novos modelos de SUV e montar um motor turbo.

O novo Kicks será lançado somente em 2025, mas com motorização turbo. Ele é o único modelo SUV da montadora japonesa no Brasil. Além do Kicks, a Nissan vai fabricar em Resende um utilitário esportivo inédito, ainda sem detalhes revelados, e desenvolvido especificamente para o mercado regional, com previsão de exportação para 20 países. “O valor será investido no ciclo 23/25 para a produção do Novo Nissan que terá suas vendas iniciadas em 2025. Com isso a planta Resende aumenta sua posição como polo exportador, chegando a mais de 20 países. Nossa intenção é reabrir o terceiro turno e com isso aumentar os empregos”, destacou Uchida.

Foto: Evandro Freitas

Para Cláudio Castro, quando um grande empreendedor escolhe o Rio de Janeiro e a cidade de Resende, é porque foi bem acolhido. “Quando a pandemia se instaurou, visamos continuar gerando emprego e renda, mas focando na saúde. Encontrei nos prefeitos do Sul Fluminense parceiros para isso. Nosso cluster automotivo, polo metalmecânico são todos companheiros de jornada. Um investimento desse é muito discutido, planejado. É um valor alto, e é a prova de que o Rio de Janeiro caminha para um rumo certo”, pontuou Castro.

O governador destacou que tais investimentos para o Estado e principalmente para o Sul Fluminense significam a recuperação da credibilidade. “Estamos conseguindo criar um ambiente de negócios, turismo, modernizando a área de gestão, diminuindo tributos e fortalecendo legislação. O resultado disso são diversas empresas se instalando no cluster automotivo e no polo metalmecânico, trazendo fornecedores e investimentos bilionários. Mais do que falar, na prática o valor que o Governo do Estado investiu na região nos últimos três anos é o maior do que em décadas. O interior tem a mesma relevância do que a Capital e a Região Metropolitana”, citou Castro, acrescentando que desde que assumiu, foram mais de R$ 1,5 bilhão investidos em segurança pública, o que também tem atraído grandes investidores para o Estado.


Foto: Divulgação Cris Oliveira

Novos fornecedores

Atualmente, a Nissan gera mais de três mil empregos diretos no Estado. Além do investimento anunciado nesta terça-feira, a empresa assinou protocolos de intenção com quatro fornecedores que também estarão chegando no Rio de Janeiro: Usiminas, JREKT, Valeo e Ficosa.

“A chegada de novas empresas para fornecer para a Nissan orgulha o Rio de Janeiro e coroa o trabalho que estamos realizando para atrair investimentos. Esses novos fornecedores tornarão o polo automotivo do estado ainda mais competitivo em termos nacionais e internacionais”, afirma o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.

Nissan

A Nissan está presente na Região Sul Fluminense desde abril de 2014, quando inaugurou o Complexo Industrial de Resende. A unidade fabril é composta por uma fábrica de veículos e uma de motores e possui um ciclo de produção completo, que inclui da área de estamparia até as pistas de testes, passando pela chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade. Agora passará por sua primeira grande evolução, consolidando sua vocação como um hub de exportação.

A fabricante japonesa de automóveis emprega atualmente em Resende cerca de 3,2 mil pessoas, que trabalham na produção do crossover Nissan Kicks e do motor 1.6 16V flexfuel. Desde sua inauguração, mais de 590 mil veículos e 570 mil motores foram produzidos na fábrica. Desses, 85 mil foram exportados para a América Latina.

Foto: Divulgação

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos