SUL FLUMINENSE
Um conjunto de novidades foi anunciado hoje, 25, pelo deputado estadual Munir Neto (PSD). Ele se reuniu com o presidente do Detran, Adolfo Konder, nessa semana. Uma delas é que os moradores não precisarão mais se deslocar até a capital para realizar a perícia no posto do Detran para a compra de carro adaptado ou ainda obter a habilitação ou renovação da carteira de motorista de pessoas deficientes. Isso porque Volta Redonda terá um posto itinerante de perícia médica.
Segundo o parlamentar, no próximo dia 6 o presidente do Detran visitará Volta Redonda para definir a logística de instalação da perícia médica itinerante e vai aproveitar a ocasião para se reunir com as autoescolas locais e estabelecer um convênio com as que possuírem carro adaptado para PCD, para que as provas práticas para habilitação sejam realizadas no município. “A gente recebe diariamente muitas reclamações de pessoas que precisam se deslocar para a capital, para passar por perícia médica no Detran. Gera muito desgaste e é custoso também. Essa possibilidade de trazer o serviço itinerante, regularmente para Volta Redonda, com a finalidade de atender toda a nossa região, me deixou muito satisfeito. É um ganho muito grande especialmente para as pessoas com deficiência”, destacou Munir Neto.
Ainda na área do Detran, Munir solicitou melhorias nos postos de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí e Piraí, com aumento no número de vagas para todos os tipos de agendamento e ficou de articular junto à Prefeitura de Itatiaia, um espaço e disponibilidade de pessoal para atender a população, com os serviços de identificação civil e habilitação.
OUTRAS PAUTAS
Focando ainda em melhorias para outras áreas da região, o deputado também se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinícius Farah. E o resultado é que será aberta a Superintendência de Desenvolvimento Econômico no Shopping Park Sul e o Polo Regional da AgeRio na ACIAP para atender os empresários locais. “A implantação das unidades em Volta Redonda vai ser mais um impulso no desenvolvimento econômico sustentável de toda a região, contribuindo para a geração de emprego e renda e para a atração de investimentos”, adiantou o deputado, acrescentando que na reunião as negociações para implantação do condomínio industrial de Volta Redonda avançaram.
Munir também conversou com o secretário sobre a Frente Parlamentar de Fomento do Audiovisual no Estado do Rio, protocolada por ele e que atuará com dois focos: o desenvolvimento deste mercado no interior e a volta do Estado do Rio ao protagonismo na produção cinematográfica. Vinícius Farah apoiou a ideia e ambos definiram algumas ações conjuntas para o próximo mês.
A Frente do Audiovisual também recebeu apoio da Secretária de Cultura, Daniele Barros, com quem Munir teve reunião na última quarta-feira, sobre o tema. Além de conversarem sobre avanços na legislação e ações fomentadoras do desenvolvimento deste mercado, Munir saiu da reunião com outra boa notícia: a volta do Palco Sobre Rodas em Volta Redonda, que leva espetáculos gratuitos às comunidades e valoriza os artistas locais e que será uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a prefeitura de Volta Redonda e a Light.