RESENDE/ITATIAIA
Mais uma vez, a chuva intensa, que cai desde a tarde de domingo, dia 31 e nesta segunda-feira, dia 1º, causou queda de barreiras em vários trechos das Estradas RJ-163 que liga a Via Dutra a região de Visconde de Mauá e na RJ-161, que liga Resende ao estado de Minas Gerais passando pela Serra do Eme. A RJ-151, que liga Mauá a Maringa, também teve problemas com queda de barreiras. Até o fechamento desta reportagem, o tráfego de veículos é feito em meia pista em alguns pontos.
De acordo com a Defesa Civil, a chuva constante tem provocado deslizamento de terra em vários pontos das estradas. No período desta manhã a RJ-163 ficou interditada para que a equipe do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) realize os serviços de retirada de barreiras. “O trecho conhecido como Mirante da Luz é que teve mais deslizamentos de terra. As equipes do DER-RJ estão com maquinas pesadas na Estrada de Visconde de Mauá. Os motoristas que passarem pela estrada devem ficar atentos, após deslizamentos de terra e com as máquinas pesadas ao longo da estrada”, disse o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano.

Na RJ-151 também teve deslizamento de terra e tráfego parcialmente-Redes Sociais
Na RJ-161, na Serra do Eme, que liga Vargem Grande a região serrana de Visconde de Mauá, também ocorreram deslizamentos de terra. O tráfego de veículos está liberado, mas com passagem em meia pista em alguns pontos. “Estamos com uma equipe percorrendo toda a Estrada desde cedo realizando a limpeza. Mais uma vez peço atenção dos motoristas, pois em alguns trechos só está passando um veículo por vez”, informou Germano.
EROSÃO NA RJ-151
A RJ-151, que liga o distrito de Visconde de Mauá a Maringa também foi interditada nesta manhã de segunda-feira, dia 1, em decorrência de erosão que ocasionou deslizamento de terra em alguns trechos e também a queda de um poste.

Poste caiu na Estrada RJ-151 que liga Mauá e Maringá- Redes Sociais
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, servidores municipais já estão trabalhando na desobstrução da via. “As equipes da prefeitura estão no local removendo as barreiras. O tráfego está liberado parcialmente. A passagem está liberada só para carro pequeno”, informou a Assessoria.
De acordo com a Defesa Civil do município também houve ocorrências no bairro Vila Esperança, onde parte da estrutura (muro de contenção) cedeu. O local já foi vistoriado e não oferece riscos aos motoristas e pedestres.
O órgão também informou sobre a queda de barreiras no bairro África II, em Penedo, onde estão monitorando. A equipe também está acompanhando o volume do Rio Santo Antônio, na Vila Martins que subiu devido ao excesso de chuva.
O contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo telefone de contato 199 e (24) 3352-1151. Aos sábados, domingos e feriados o órgão pode ser acionado 24 horas através do telefone da Guarda Civil Municipal 153 ou (24) 3352 6752.