Visando oferecer entretenimento e incentivar a prática de esporte às crianças e aos adolescentes do Açude, em Volta Redonda, um morador do bairro decidiu, juntamente com o filho Arthur Cruz, de apenas 8 anos, criar um time de futebol para essa faixa etária. E no dia 12 de julho, Jaime Tadeu Cruz, o “Tutuca”, de 44 anos, formou o time somente com crianças e adolescentes da comunidade.
Jaime contou que a idéia surgiu durante uma conversa entre pai e filho. “Daí nasceu o time com o nome de Barça Açude FC, já que Arthur, meu filho é super fã do Barcelona e do jogador Messi”, contou, lembrando que hoje, o Barça Açude FC conta com três categorias, sub 9, sub 12 e sub 15 com a participação de cerca de 45 jogadores.
Os treinamentos são feitos diariamente no campo de grama sintética do Açude, sempre a partir das 18 horas e conta com total apoio dos pais e mães que incentivam os seus filhos a prática o esporte. Ainda de acordo com Jaime Cruz, os pais estão acreditando no trabalho e em um sonho realizado junto com a comunidade. “Isso é muito importante, Jaime ainda destaca que isso não é um projeto e sim um time que tem vários objetivos para crescer a cada dia”, relatou.
Jaime lembrou que O Barça Açude FC também tem um grande colaborador e amigo que é o Andre Luis, conhecido como André do Esporte, e que é diretor de Esporte da Associação de Moradores do Açude. “Foi ele quem abraçou a minha idéia”, disse, lembrando que Andre é também um dos fundadores do time em sua coordenação.
O time está com agenda lotada até o fim do ano e já fomos convidados para disputar vários campeonato e jogos isso em mais de um mês de Barça Açude FC.
A moradora Flávia Rodrigues mãe do pequeno Víctor Gabriel de apenas 6 está gostando muito e não perde um treino do Barça Açude e parabeniza a iniciativa do Andre e Jaime pela atitude e coragem para montar esse time e dar oportunidade para as nossas crianças e adolescentes.
Jaime revelou também que já está preparando uma grande festa para comemorar o sucesso do Barça Açude FC . Disse ainda que já está a caminho o uniforme que será personalizados com os nomes das crianças. “Vai ser um sucesso e queremos convidar a todos para fazer parte deste time”, frisou Jaime, lembrando que hoje as crianças e adolescentes do Açude já têm uma opção de lazer e de fazer novas amizades. E isso é muito importante lembrando que o time é uma grande família. Além disso, o esporte junto com a educação vão transformar essas crianças e adolescentes em cidadão do bem e com responsabilidade. “Fica aqui o nosso agradecimento a Deus por nos dar essa oportunidade e aos pais que estamos acreditando e confiando em nosso trabalho com as nossas crianças e adolescentes e toda comissão técnica que com carinho vem fortalecendo o nosso trabalho”, concluiu.