AGULHAS NEGRAS
O Dia de São Sebastião será festejado nesta sexta-feira, dia 20, com missas celebradas nas comunidades de Resende, Porto Real e Quatis, além de procissão.
Em Resende, a missa dedicada ao Santo protetor contra a fome, a guerra e as epidemias, acontece a partir das 19 horas, na igreja de São Sebastião, localizada na Rua Alfredo Whately, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade. Também está marcada uma pequena procissão com o andor do Santo nas proximidades da igreja. Na Comunidade São Sebastião, no distrito Visconde de Mauá, acontece às 19 horas, a Celebração da Palavra, às 19 horas. Já em Porto Real, a Comunidade São Sebastião, estará celebrando a data com uma missa, a partir das 19h30min, na Paróquia Nossa Senhora das Dores. Após a missa, acontece uma procissão. Enquanto que em Quatis, acontece uma procissão a partir das 16 horas e na sequencia uma missa, a partir das 17 horas.
A programação da Igreja São Sebastiao começou no último dia 11, com a realização de missas presididas por padres todas as noites em homenagem ao Santo. Para fechar a programação, uma celebração especial com uma missa presidia pelo pároco da Igreja, Paulo Sérgio Nogueira. Após a missa, acontece uma pequena procissão que sai da igreja em direção ao final da Avenida Alfredo Whately, na Vila Araújo, segue até a esquina da Avenida Presidente Vargas, até a Rua Flora de Araújo e retorna para a igreja. Padre Paulo Sérgio falou sobre a importância de São Sebastião para a comunidade católica. “Os fiéis recorrem a São Sebastião diante das epidemias e das pestes. Pedisse a ele a proteção sobre o gado, rebanho e as plantações. É um Santo muito popular. As pessoas recorrem a ele nestes momentos de dificuldades e limites da vida e da história. Invocar São Sebastião nos dias de hoje, nesta grande epidemia do Coronavirus, pedindo para que nos ajude a eliminar de vez esta peste e outras”, disse o pároco, convidando a comunidade para as festividades religiosas e em seguida participar da quermesse.
CONHEÇA A HISTÓRIA DE SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai.
São Sebastião era um soldado romano martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Nessas atas de martírio de cristãos, os escribas escreviam dando poucos detalhes sobre o martirizado e muitos detalhes sobre as torturas e sofrimentos causados a eles antes de morrerem. Essas atas eram expostas ao público nas cidades com o fim de desestimular a adesão ao cristianismo.