BARRA MANSA
Será finalizada nesta sexta-feira, 10, a relicitação por parte do governo federal para a contratação da empresa que executará as obras complementares urbanas de implantação e recuperação de pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização e iluminação da readequação ferroviária, o conhecido pátio de manobras. Essa será a terceira e última fase. Essa parte está orçada em R$ 41.686.503,96. Seguindo os trâmites legais de licitação, após conferidos os documentos, a empresa que apresentar menor preço ficará responsável pela obra.
Nesta segunda-feira, o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, disse que começa amanhã, 7, a nova pavimentação sobre a base da ponte rodoviária que integra as obras do pátio. Essa ponte fica próxima ao fórum e já teve seu tabuleiro estrutural instalado. “As obras de readequação ferroviária continuam avançando. A projeção é de que ainda neste primeiro semestre do ano, sejam iniciados os serviços que compreendem a terceira e última fase do projeto, inclusive a conclusão do viaduto do bairro Barbará”, ressaltou.
Eros destacou ainda que outra intervenção já foi realizada é a preparação da base do solo para a pavimentação asfáltica naquele local, abrindo espaço para a construção da nova avenida que se estenderá até o bairro Saudade.
As obras são realizadas pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), autarquia federal e tem o acompanhamento da Prefeitura de Barra Mansa. A terceira e última parte do projeto foi incluída neste novo governo, do presidente Lula, em uma lista de 100 obras prioritárias.
A primeira licitação dessa última fase aconteceu em 2022, mas as três empresas interessadas não apresentaram atestado técnico, o que impediu o prosseguimento. Por isso foi relicitada.