BARRA DO PIRAÍ
Na noite da última quinta-feira (26), o Cine Clube Estação, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Audiovisual e Economia Criativa de Barra do Piraí, apresentou o filme Suçuaranas, das diretoras Clarissa Campolino e Sérgio Borges, no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, Antiga Estação.
O filme acompanha Dora, uma mulher em constante deslocamento por uma região marcada pela mineração. Durante sua jornada, ela cruza caminhos, encontra abrigos temporários e vivencia experiências que refletem temas como pertencimento, memória e sobrevivência.
A sessão contou com a presença da prefeita Katia Miki, que reforçou a todos os presentes o compromisso de sua gestão com o constante fomento de atividades culturais.
“Nosso município está vivendo um excelente momento no setor cultural. Estamos fomentando e retomando atividades muito importantes para nossa história, tradição e identidade. Garanto a todos aqui presentes que a cultura sempre terá um lugar de destaque em nosso governo. Tenho muita admiração por cada um dos fazedores de cultura da nossa cidade. Contem conosco, hoje e sempre”, declarou a prefeita.
O secretário de Cultura, Audiovisual e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, demonstrou sua felicidade com o projeto, reforçando seu intuito.
“Fico muito contente com cada atividade que amplia o acesso a diferentes manifestações culturais. O Cine Clube Estação já se consolidou no município. Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas visitem a Estação e desfrutem dessa experiência”, disse o secretário.
O Cine Clube ocorre de quinze em quinze dias, e o próximo filme já foi anunciado. No dia 12 de março, quinta-feira, será exibido o longa Retratos Fantasmas, do renomado diretor Kleber Mendonça Filho, conhecido por Aquarius, Bacurau e O Agente Secreto.
Retratos Fantasmas é um documentário que revisita a história do centro de Recife e o desaparecimento dos grandes e tradicionais cinemas de rua do século XX. A exibição começa às 19h, na Antiga Estação.