VOLTA REDONDA
Na manhã desta terça-feira, dia 6, a Justiça determinou o fechamento do comércio não essencial em Volta Redonda no prazo de 24 horas. Só ficará liberado os serviços essenciais. Para o cumprimento da determinação, de combate ao novo coronavírus (Covid-19), é preciso que o prefeito Antônio Francisco Neto (DEM) seja intimado.
A decisão da Justiça se dá no momento em que os índices de ocupação na rede hospitalar já passa os 50%, conforme acordo feito entre o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o Governo Municipal. Vale lembrar que no final da tarde de ontem, o prefeito de Volta Redonda divulgou novo decreto prorrogando as medidas restritivas já em vigor até o próximo domingo, dia 11.
NÃO NOTIFICADA OFICIALMENTE
A Prefeitura de Volta Redonda informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão judicial, mas que acatará o que for decidido, bem como seguirá trabalhando na implantação de medidas e ações que possam salvar vidas.
A atual administração ressalta que encontrou a Rede Municipal de Saúde com apenas cinco leitos de UTI para pacientes com Covid-19 abertos, após dois hospitais alugados pela gestão anterior terem sido fechados ao final de 2020. Além disso, encontrou ainda o funcionalismo com salários atrasados. Cenário impensável para enfrentar o pior momento da pandemia no Brasil em uma cidade com quase 300 mil habitantes.
Desde então, já foram abertos 10 novos leitos de UTI no Hospital do Retiro e outros dois no Hospital São João Batista. Ainda no Hospital do Retiro, foram abertas mais 44 vagas de Clínica Médica. Ainda neste mês, chegarão mais equipamentos que serão utilizados na abertura de outros leitos hospitalares através de uma doação da Federação Paulista de Futebol.
Da mesma maneira, foi detectado que o sistema de abastecimento de oxigênio do Hospital do Retiro era ineficiente e inadequado para atender toda a capacidade da unidade, o que colocou e ainda colocava em risco a vida dos pacientes. Toda a rede de abastecimento foi trocada e hoje o Hospital do Retiro oferece atendimento mais seguro e mais eficaz.
TESTES DE ANTÍGENO NAS UNIDADES BÁSICAS E EMERGENCIAIS
Além disso, o Governo Municipal passa a oferecer a partir deste sábado os testes de antígeno nas unidades básicas e emergências, que são mais rápidos e eficazes. Com diagnóstico positivo, a pessoa infectada receberá os remédios receitados pelos médicos da rede, que terão liberdade para indicar o tratamento que julgarem ser o mais adequado. Os contactantes da pessoa infectada são rastreados e farão o teste para saber se estão com a doença. De toda forma, as pessoas que estiverem com sintomas e procurarem os postos já serão medicadas.
Também nesta semana a Prefeitura de Volta Redonda iniciará o serviço de Teleconsulta, que será feito em parceria com a Unimed local.
Essas e outras medidas foram e estão sendo tomadas pela atual gestão para conter o avanço da pandemia, que é um problema nacional. Outras ações serão anunciadas ao longo da semana, para que a cidade e todos os seus moradores possam ter direito à saúde e ao trabalho, garantidores de tantos outros direitos.