Reparos em tubulação da ETA do Morro do Gama, em Barra do Piraí, são iniciadas

0

BARRA DO PIRAÍ 

A Secretaria Municipal de Água e Esgoto, da Prefeitura de Barra do Piraí, em parceria com a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), do Governo do Estado do Rio de Janeiro, iniciaram, na manhã desta segunda, dia 17, as obras de reparo na tubulação da Estação de Tratamento de Água do Morro do Gama (ETA Paraíso).

Os serviços, em princípio, se darão para substituir parte da rede afetada, o que vem comprometendo o abastecimento em várias partes do município, desde que ela se rompeu, na noite de quarta-feira, dia 12.

Por meio de uma parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio de técnicos da SAE e Cedae estão no Morro do Gama desde o dia em que a tubulação se rompeu. Em razão de contrato entre o município e o Governo do Estado, a Companhia faz um programa de trabalho, provisório, na rede que sofreu dano, para restabelecer o abastecimento. Em contrapartida, a prefeitura, faz o levantamento de projeto para realizar a obra de muro de contenção no local. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social atua no sentido de possibilitar o aluguel social enquanto há risco de desabamento da casa.

De acordo com o secretário de Água e Esgoto de Barra do Piraí, Wanderson Barbosa, na manhã desta segunda, começou o serviço de reparo na tubulação. Ele disse que os técnicos estão realizando sondagem para saber se há viabilidade de recuperação da rede afetada, ou não. “Se não houver, vai partir para a reconstrução da rede de 600 metros até a ETA do Morro do Gama. Esse segundo serviço é que demoraria mais dias; o que desejamos evitar, recuperando a tubulação que cedeu; foram duas delas”, frisa o secretário.

Wanderson explica, ainda, que a parte baixa da cidade, onde estão recebendo água, que a população possa economizar, e use de modo consciente, evitando o desperdício. “Aqueles que não estão recebendo, caminhões-pipa, que atende por esse meio alternativo. Lembrando que haverá uma cronologia por pedido, para que não tenha furo de fila. Além disso, estamos em contato com a Emater, para mais dois caminhões-pipa, para atender aos hospitais e escolas”, diz.

Na manhã desta segunda, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves se encontra com representantes da Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura. É bem provável que o representante daquela pasta, Bruno Kazuhiro, esteja na cidade, na terça-feira, dia 18, para visita técnica, no sentido de aplicar verba estadual naquela obra.