BARRA MANSA
Duas jovens integrantes do projeto ‘Las ticas’, time de futsal feminino de Barra Mansa, ambas com 14 anos, passaram na peneira do Fluminense Futebol Clube, Sub-14. Maria Eduarda Cerqueira e Gabriela Marciano Hasnam, realizaram o teste há cerca de dois meses, mas somente agora a informação foi divulgada, após as meninas receberem do Tricolor das Laranjeiras e oficialmente entrarem para equipe.
Com a aprovação as adolescentes têm a oportunidade de participar do Campeonato Brasileiro no fim deste ano.
Segundo contou a treinadora e coordenadora do projeto, Edmara Aparecida dos Santos, Maria Eduarda passou no teste logo no primeiro dia, e, a Gabi, passou no segundo. “Eu já sentia que elas tinham grande chance de ficar, tanto pelo porte físico delas, quanto pela técnica que é muito boa”, falou, relatando que agora as jovens irão toda semana para o Rio de Janeiro realizarem os treinamentos. “O Fluminense é uma referencia no futebol feminino na categoria de base no Rio. Recebi convite também para levá-las para a peneira do botafogo, e optei pelo Fluminense por causa disso”, expôs à coordenadora
A treinadora ainda falou sobre os benefícios que a conquista das alunas pode trazer para o projeto. “Com isso a gente consegue ter uma visibilidade maior para o projeto Las Ticas e isso faz com que possamos aumentar o número de alunas”, ratificou, acrescentando que o foco é dar oportunidade às alunas. “A gente dá oportunidade, se elas vão ser jogadoras ou não é consequência, mas temos que levá-las para ver como funciona”, disse orgulhosa com as alunas.
Pais orgulhosos
a mãe da Gabi, Raquel Hasnam, moradoras de Barra Mansa, conta que a aprovação foi uma surpresa. “Sempre incentivei ela a jogar bola, já que ela sempre gostou desde os seis anos. Ela está super feliz e agradecida”, relatou, acrescentando o futebol feminino está sendo cada vez mais reconhecido e isso é mais um incentivo.
Já para o pai da Maria Eduarda, Antônio Carlos Barbosa Ferreira, moradores de Volta Redonda, a filha é motivo de grande orgulho. “Ela é uma garota esforçada e ela respira futebol. Independentemente das dificuldades das idas e vindas para o Rio de Janeiro, vou fazer o possível para realizar o sonho dela”, disse, agradecendo a oportunidade que o projeto Las Ticas proporcionou.
SOBRE O PROJETO
O Las Ticas, que surgiu há cinco anos, oferece aulas gratuitas de futsal para meninas a partir de oito anos. Cerca de 60 pessoas, entre nove e 38 anos, participam do projeto social, que acontece todos os sábados no Clube Municipal, no Centro, às 10 horas. Quem deseja participar do projeto, deve ir ao local, no horário e dia anteriormente indicado, com Cópias do RG e CPF, comprovante de residência, uma foto 3 x 4, atestado médico e preencher uma ficha de inscrição. Para menores de idade é necessária a autorização dos pais.