ANGRA DOS REIS
O casal de jornalistas, Fernanda Camargo e Wagner Rodrigues, finalizaram nesta semana, a primeira parte de dois projetos, que visam documentar e salvaguardar a memória de Angra dos Reis. Intitulado de “Resistência”, o projeto de Fernanda Camargo fala sobre como foi o tombamento da Casa de Cultura e a implementação do Teatro Municipal, na antiga fábrica de sardinhas da cidade.
“Numa era em que o digital faz parte do cotidiano de nosso povo, se faz importante este registro, com figuras importantes da história da cidade, como o professor e multiartista Zequinha Miguel, que fala como foi por exemplo, impedir a demolição do prédio do que hoje é a Casa de Cultura Brasil dos Reis. Angra dos Reis teria um potencial ainda maior, caso o seu riquíssimo patrimônio histórico não fosse destruído. Mas damos graças a esses fazedores de cultura, que lá na década de 1970 saiu as ruas e lutaram para manter o que hoje temos preservado”, pontuou Fernanda.
Já para Rodrigues, o popular Wagão, os registros do poadcast “Narrativas Culturais” servirão como pesquisa para os estudantes do ensino fundamental, que hoje vivem conectados o tempo todo.
“Infelizmente a cultura da leitura se perdeu e a juventude pensa no digital. Por isso a necessidade de documentar em vídeo, as histórias e lendas de nossa cidade. É possível você saber como Nossa Senhora da Conceição se tornou a Padroeira de Angra, como o grupo Revolucena, por meio da peça Serra Serra Serrador conseguiu manter parte do patrimônio histórico que temos hoje em dia. Também temos o Jubileu de Ouro do Ateneu Angrense de Letras e Artes, que em 1973 foi fundado por baluartes da cultura da cidade e até hoje salvaguarda a intelectualidade de nosso povo”, comentou Wagão.
O documentário “Resistência” pode ser conferido em https://www.youtube.com/@fernandinhacamargo31 e o poadcast “Narrativas Culturais” em https://www.youtube.com/@wagao84.
