Psiquiatra Edmar Oliveira faz palestra durante Fórum sobre Saúde Mental em Quatis

0

A Comissão Intergestores Regional do Médio Paraíba, grupo que reúne 12 secretários de Saúde dos municípios do Sul Fluminense, realiza nesta sexta-feira, dia 23, o Fórum da Rede de Atenção Psicossocial do Médio Paraíba. O encontro acontecerá no Centro administrativo da Prefeitura de Quatis, a partir das 8h30min.

De acordo com a secretária de Saúde de Quatis, Ana Lúcia Galvão, o Fórum será a oportunidade de debater os avanços promovidos até o momento pela reforma psiquiátrica implantada no Brasil em 2001. “Ele mudou o sistema de tratamento das doenças mentais, que antes era realizada mediante o isolamento dos pacientes em unidades fechadas (manicômios), e passou a priorizar o atendimento e acompanhamento mais aberto, sem privá-los do convívio com o seu meio social”, explica Ana Paula.

Uma dos momentos importantes do evento será a palestra do médico psiquiatra Edmar Oliveira que falará sobre o tema ‘Fechamento da Clínica Vale do Paraíba (Clivapa), Reforma Psiquiátrica e Contexto Atual’. O psiquiatra foi um dos líderes do movimento que culminou na aprovação da lei federal 10.216/2001 sobre a reforma psiquiátrica. Também atuou como consultor do Ministério da Saúde e diretor, durante de dez anos, do Instituto Nise da Silveira (RJ), destinado ao tratamento das pessoas com transtornos mentais. Sua atuação no instituto inspirou o personagem “doutor Castanho”, interpretado pelo ator Stênio Garcia, da novela Caminho das Índias (TV Globo).

PROGRAMAÇÃO

A palestra do médico Edmar Oliveira está prevista para começar às 9h15m, logo após a solenidade de abertura. A programação terá continuidade às 10h15m com uma mesa de debates formadas pelos secretários municipais de saúde Ana Lúcia Galvão (Quatis), Sérgio Gomes da Silva (Barra Mansa) e Maria da Conceição de Souza Rocha (Piraí). Os secretários vão discutir o tema ‘Fechamento da Clivapa e avanços da Rede de Atenção Psicossocial no Médio Paraíba’. O encerramento do encontro acontecerá por volta do meio-dia.

error: Conteúdo protegido !