VOLTA REDONDA/ESTADO
A mais alta honraria do Estado, a Medalha Tiradentes, foi entregue nesta quarta-feira, 15, ao defensor público estadual João Helvécio de Carvalho, por iniciativa do deputado estadual Jari Oliveira. A honraria é destinada pela Alerj a premiar pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado, ao Brasil ou à humanidade.
Antes mesmo de se formar em Direito, João Helvécio, como católico, já atuava ao lado de lideranças de Volta Redonda, como Dom Waldyr Calheiros, ajudando a organizar o povo em suas lutas, seja nas associações de moradores ou nos sindicatos de classe. Desde 1996 está na Defensoria Pública. “Por sua trajetória, que merece destaque, e por desde muito jovem ter optado por defender os mais necessitados, sugeri o nome do Dr. João Helvécio para receber a Medalha Tiradentes. É com imensa alegria que prestamos este reconhecimento e agradecimento. Que o Dr. João Helvécio seja um exemplo para todos nós”, falou Jari.
O homenageado ficou grato com a medalha. Destacou que tanto a Alerj, como a defensoria têm grandes responsabilidades na vida das pessoas. “Agradeço e desejo sucesso no mandato do deputado e também pela participação de toda comunidade organizada do estado, Sul Fluminense e, principalmente, de Volta Redonda, que esteve presente no evento”, disse o Dr. João Helvécio.
Diversas pessoas prestigiaram a cerimônia, como assessora parlamentar da Defensoria Pública do Estado do Rio, Maria Carmen de Sá, representantes das cooperativas Folha Verde e Cidade do Aço, do Movimento Ética na Política (MEP), do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas no Sul Fluminense, do Coletivo Cadeira 22, dentre outros.
Marcelo Cabeleireiro entrega medalha para desembargador
Também hoje o ex-deputado estadual Marcelo Cabeleireiro esteve na Alerj para entregar a Medalha Tiradentes ao desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro. A solenidade, no Plenário Lúcio Costa, foi presidida pelo deputado Chico Machado. “Me sinto muito honrado ainda por poder entregar esta medalha, aprovada durante o meu mandato, para o desembargador Gabriel de Oliveira, que tem uma intensa lista de trabalho sério e honrado em prol do nosso Estado”, ressaltou Marcelo Cabeleireiro.
Nascido no Rio de Janeiro, o desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro é especialista em Direito Processual Civil, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Foi promotor de Justiça no Estado de Minas Gerais e defensor público no Rio de Janeiro. Em 1990 ingressou na magistratura, coordenou o curso de formação de magistrados, por 16 anos ininterruptos, na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro Emerj. Em 2007, se tornou desembargador.