ITATIAIA
O prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio Rezende de Paiva, anunciou nesta quinta-feira, dia 30, a criação de novos laboratórios nas Estações de Tratamento de Esgoto do Marechal Jardim e do bairro Casal Garcia, além da modernização dos já existentes nas unidades da Maromba e de Maringá. A medida tem como objetivo ampliar o monitoramento contínuo da qualidade da água e do esgoto tratado no município.

Quatro kits foram adquiridos para realizar análises diárias seguindo padrões do INEA – Redes Sociais
Atualmente, Itatiaia possui três estações de tratamento em operação – Maringá, Maromba e Marechal Jardim – e trabalha para colocar em funcionamento a unidade do Casal Garcia, entregue junto ao loteamento, mas que nunca foi ativada.
De acordo com a prefeitura, o esgoto chega às unidades in natura e passa por processos até ser devolvido tratado, o que exige fiscalização minuciosa para garantir eficiência. Para isso, foram adquiridos quatro kits que permitirão análises diárias, em conformidade com os parâmetros do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Outro destaque do anúncio foi a reativação do laboratório central do município, fechado desde 2016. A previsão é que ele volte a operar em até 30 dias, compilando dados das estações de tratamento e acompanhando também a qualidade da água distribuída à população.
Kaio Márcio disse que a iniciativa fortalece as ações de gestão ambiental e busca assegurar mais segurança hídrica para os moradores de Itatiaia. “O cuidado com a água é prioridade da gestão, mas exige trabalho minucioso e constante. Estamos iniciando esse processo para garantir que a população tenha acesso a um recurso de qualidade especial, preservando um patrimônio essencial do município”, afirmou o prefeito Kaio Márcio.