Prefeitura inicia troca lâmpadas antigas por LED em ruas de Itatiaia

0

ITATIAIA

A prefeitura iniciou, neste mês, o serviço de troca do sistema de iluminação pública no município. A substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas lâmpadas de LED, que são mais econômicas e contam com um maior poder de iluminação, faz parte do Programa de Eficientização da Iluminação Pública, implantado pela prefeitura. Inicialmente serão substituindo 300 novos pontos com a troca ou colocação da iluminação em toda a cidade.

Segundo o coordenador de Gestão Elétrica da Prefeitura, Paulo Ramos, o programa será realizado em etapas e vai contemplar todo o município. O setor é ligado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos. “O programa consiste na substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED e também a colocação de pontos de luz nas localidades que não possuem. O trabalho será dividido em etapas e começamos pelo Centro, onde há um maior fluxo de pessoas. Na Rua Prefeito Assumpção, por exemplo, foram trocadas vinte e quatro lâmpadas de vapor de sódio 400 watts por LED 150 Watts, o que representa uma economia de 2.66% para os cofres públicos, Com a troca reduzirmos o consumo e ganhamos em eficiência luminosa”, explicou Ramos, informando que o  Programa de Eficientização da Iluminação Pública  em Itatiaia  teve Início em setembro de 2018, com a iluminação da Avenida Industrial Alda Bernardes.

O trabalho de substituição começou nas vias do Centro da Cidade beneficiando inicialmente a Praça Mariana Rocha Leão e mais quatro vias. São elas: a Rua São José, a Avenida dos expedicionários a partir da intercessão com a Rua São José, o trecho que liga a Avenida dos  Expedicionários a Rua Prefeito Assumpção e toda a extensão da Rua Prefeito Assumpção. “Até o momento já foram substituídos setenta e dois pontos de iluminação, sendo doze na Praça da Matriz, dez na Rua São José, dezenove na Avenida dos Expedicionários, sete na marginal e vinte e quatro em toda extensão da Rua Prefeito Assumpção. Nesses locais havia iluminação de vapor de sódio de diferentes potências que foram trocadas por lâmpadas de LED 150 watts”, disse o coordenador, acrescentando que o programa será realizado em etapas e vai contemplar todo o município. “O trabalho será dividido em etapas e de acordo com o cronograma os bairros  Nova Conquista e Country serão os próximos a serem beneficiados. Nesses locais serão substituídos pontos de luz onde precisam e colocados onde não possui. A previsão é que o serviço tenha início já na próxima semana”, contou.

OUTROS BAIRROS CONTEMPLADOS

Sobre a substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED  nos demais bairros, Paulo Ramos explicou que a potência vai variar de acordo com a necessidade de cada via. “Essa troca será realizada em toda a cidade, mas vale ressaltar que a potencia da iluminação será colocada de forma compatível com cada via. Essa compatibilidade geralmente é calculada de acordo com a largura da via. A partir daí é possível ter uma noção da claridade necessária, podendo ser atendida com lâmpadas de 50, 70,80,100 ou até 150 watts”, explicou.

Já em relação aos benefícios que as lâmpadas de LED estão trazendo para a cidade, o coordenador destaca ainda que elas têm um poder de iluminação bem maior que as comuns. Além de serem mais claras e econômicas, o que contribui muito para a segurança dos moradores. A emissão de gases também é quase nenhum. Sobre a taxa de Iluminação Pública ele ressaltou que é usada para iluminar as vias pelas quais o morador transita. “Vale lembrar que a taxa de contribuição de Iluminação Pública é investida para iluminar a rua do morador e as vias do município por onde ele transita, ou seja, todo o seu trajeto. O valor cobrado por essa iluminação não é cobrado sobre o consumo da energia das vias, mas sim baseado no consumo de cada residência”, disse.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !