RESENDE
Mais uma etapa das obras de construção da quarta ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, que vai ligar todos os bairros da região das Barras ao Polo Industrial do município, por meio da Via Dutra, é iniciada. As equipes da empresa vencedora da licitação, iniciaram, no final de semana, o lançamento das vigas do vão da travessia. Após esta etapa está prevista a colocação das lajes. Ao final, aproximadamente 75% das obras estarão concluídas. A previsão é de que a nova ponte seja concluída ainda este ano.
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município, que fiscaliza as obras, nesta fase, as equipes estão fazendo o lançamento das vigas do vão central da ponte, sendo que ainda nesses próximos dias, a obra ainda contempla a implantação das lajes por cima dessas vigas. “A medida segue sendo feita com o auxílio de quatro guindastes, dois instalados em cada lado da ponte. Concluída essa parte, o cronograma segue para o preparo da concretagem e lançamento das vigas nas margens de Bulhões e da Fazenda da Barra”, informou o secretário de Obras, Thomas Elson Landim. Ele ainda lembrou que já foi feita toda a fase de fundação das duas margens do rio, entre outros serviços.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz disse que esta é uma das obras mais importantes no setor de infraestrutura em Resende. “A estrutura, que vai ligar a região das Barras e o distrito de Bulhões, vai facilitar o acesso dos moradores, que passarão a contar com uma nova rota para facilitar o acesso a pontos distintos da cidade”, disse Diogo. Ele ainda comentou que com a conclusão desta fase do lançamento das vigas e das lajes, cerca de 75% das obras ficam concluídas. “Muito em breve os moradores de Resende poderão contar com mais uma alternativa para entrada e saída da cidade, principalmente em horários de pico, quando o fluxo de veículos aumenta muito, gerando alguns problemas e transtornos”, complementou
CONVÊNIO
A quarta ponte terá cerca de 150 metros de extensão e ligará a região das Barras ao distrito industrial de Resende, possibilitando rota alternativa sem necessidade da utilização da Rodovia Presidente Dutra.
A nova ponte está sendo construída por um convênio entre a Prefeitura de Resende e o Ministério da Integração Nacional. O edital foi aberto para que os municípios pudessem concorrer à liberação de recursos para a construção de estruturas que promovem a integração local e regional.