RIO DE JANEIRO
Em campanha na manhã de hoje, o candidato a governador Indio da Costa (PSD) afirmou que vai limpar as polícias, “dando as condições de trabalho para a Corregedoria investigar a fundo, afastar os maus policiais e a sociedade ter uma polícia com gente de bem, que é a maioria na corporação”. Logo cedo, Indio foi recebido pelo tenente-coronel Alessandro Raggio Santos, à frente da 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (1a DPJM), no Méier, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.
“Eu tenho dito para a sociedade que vou resolver o problema da criminalidade no estado com as polícias e me perguntam ‘e a corrupção nas polícias?”. Eu vou corrigir através da Corregedoria, que vou equipar e fortalecer. Vou dar todos os instrumentos de investigação para a polícia fazer o trabalho dela, prender quem tem que prender e afastar de vez quem tem que afastar pelos crimes cometidos. Nos últimos dez anos, mesmo sem as devidas condições, a Corregedoria demitiu 1.800 maus policiais. Com a estrutura e os equipamentos adequados, vamos ter uma limpeza nas polícias e a população vai contar com a proteção de bons policiais”, disse Indio.
O candidato lembrou que cada centavo que tiver no governo irá, em primeiro lugar, para as polícias “porque será por meio do investimento em Segurança Pública que o estado será destravado e voltará a ter a garantia de todos os demais serviços — sejam de Saúde, de Educação e outros tantos”.
“A Corregedoria foi abandonada. Faltam instrumentos, tecnologia, pessoal, treinamento. E, como eu tenho dito, vou dar tudo isso para ela e as polícias fazerem o trabalho de investigação para prender e manter preso o bandido, seja qual for, inclusive os que cometerem crimes dentro da polícia. Tenho conversado com os policiais e sei que policial sério não aprova e despreza os que mancham a farda”, declarou o candidato, lembrando que, diferentemente do que outros concorrentes dizem, “é ilegal usar a Polícia Federal para investigar os crimes estaduais”.
O estado tem oito delegacias de polícia judiciária militar. A DJPM é responsável por investigações de desvios de conduta dos policiais. Os policiais presos ficam na penitenciária Vieira Ferreira Neto em Niterói, na Região Metropolitana.
INDIO FICHA LIMPA
Após a reunião, Indio fez campanha pelas ruas do Méier, onde é vasto o comércio. Ele conversou com as pessoas e pediu o voto, lembrando que foi ele o relator da Lei da Ficha Limpa, que atualmente impede mais de sete mil fichas-sujas de concorrerem a cargos públicos.
Na parte da tarde, a agenda do candidato nesta quarta-feira inclui uma caminhada do Leblon a Ipanema, bairros da Zona Sul, região do Rio em que Indio tem também um trabalho reconhecido de quando foi administrador regional de Copacabana e Leme.