>
a voz da cidade 970 x 150 px

INB comemora 20 anos da entrega da primeira recarga de Angra 2

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

RESENDE

Este início de 2022 marca os 20 anos da entrega da primeira recarga de Angra 2 pela Indústrias Nucleares do Brasil – INB. O fato comprovou a capacidade da empresa de atender, através da produção de elementos combustíveis, a crescente demanda brasileira em energia nuclear. A recarga, composta por um total de 56 elementos, foi enviada à Eletronuclear entre janeiro e fevereiro de 2002 para dar início à substituição do primeiro preenchimento do núcleo do reator, realizado em 1999, pela própria INB. O elemento combustível é uma estrutura de tubos metálicos, chamados de varetas, preenchidos com pastilhas de urânio enriquecido, que alimenta as usinas brasileiras para a geração de energia nuclear.

De acordo com o gerente de Engenharia de Processos e do Produto, que atua na Fábrica de Combustível Nuclear – FCN, em Resende/RJ, Marco Antônio Fonseca de Sá, muitas mudanças e avanços importantes aconteceram nesses 20 anos, como o domínio tecnológico das etapas de fabricação e inspeção, além da qualificação da engenharia no projeto do elemento utilizado em Angra 2.


“A partir da 7ª recarga foram introduzidos os combustíveis do projeto HTP (High Thermal Performance – Alto Desempenho Térmico). Ele consiste na alteração de projeto de alguns componentes do elemento, como grades espaçadoras, tubos guias e bocais, com o objetivo de propiciar maior queima no reator e, consequentemente, maior eficiência energética”, esclareceu.

Melhorias também foram aplicadas na estrutura do parque fabril, como a modernização de equipamentos utilizados na soldagem do esqueleto e das máquinas de soldagem das varetas combustíveis, que, segundo o engenheiro, permitem à INB considerável aumento de produtividade.

Para os próximos 20 anos, o engenheiro prevê ainda avanços importantes no serviço oferecido pela FCN. “Estamos atentos às melhorias de materiais e processos de fabricação e inspeção dos elementos combustíveis e, neste sentido, temos trabalhado arduamente no projeto de nacionalização de componentes nucleares essenciais ao Planejamento Estratégico da empresa”, finalizou Marco Antônio.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos