Igreja São José faz homenagem a padre João Solak em Itatiaia

Por Cyntia Freitas

ITATIAIA

Neste domingo, dia 27, a Paróquia Matriz São José, localizada no Centro da cidade, faz uma homenagem ao padre João Solak, da Congregação de Nosso Senhor Jesus Cristo, falecido no dia 27 de fevereiro de 2020, de complicações cardiorrespiratórias.

A partir das 10 horas, o pároco titular, José Flávio Sotero Barbosa e o vigário, padre André Malta Martins, estarão celebrando uma missa pela passagem de dois anos do falecimento do pároco que viveu grande parte de sua trajetória no município e era muito querido da comunidade católica por suas sua dedicação e conquistas que beneficiaram essa população.

O padre Paulo Solak, irmão do saudoso João Solak, que também foi pároco em Itatiaia, de 2003 até 2012, e atualmente está à frente de uma igreja São José dos Pinhais, no Paraná, vai participar da missa.

Durante a celebração será inaugurada na igreja uma placa de bronze com o rosto do padre João Solak. “A placa foi uma doação dos amigos do padre João Solak que foi muito ativo e participantes das causas dos munícipes”, disse o pároco José Flávio.

Durante a missa, que será presidida por seu irmão, o também padre Paulo Solak, será inaugurada uma placa de bronze-Divulgação

HISTÓRIA

O padre João Solak nasceu em Roztoka, na Polônia, no dia 14 de abril de 1945. Ingressou ainda jovem na Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, buscando cooperar com o ideal de renovação da sociedade através da formação de homens novos, ideal herdado de seu fundador o Servo de Deus Deodato Janski.

Professou os primeiros votos no dia 15 de agosto de 1962. Foi ordenado no dia, 4 de abril de 1971, veio como missionário para o Brasil no ano de 1972.

Trabalhou como vigário na Paróquia de Santa Cecília, em Resende, vigário e pároco na Paróquia São José, em Itatiaia, pároco na paróquia Nossa Senhora da Paz e na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres, em São Paulo. Foi superior da região sul americana durante dois mandatos, período em que concluiu a construção do Seminário em Curitiba, foi também mestre de noviços em Resende e se dedicou a tradução dos escritos dos fundadores. Fundou o abrigo para crianças abandonadas, na cidade de São Paulo.

A Câmara de Vereadores de Itatiaia homenageou o padre João Solak, denominando a Avenida Padre João Solak, a estrada de Furnas, no bairro Nova Conquista, em 9 de março de 2020. Nesta avenida foi fundada a Capela Nhá Chica, que foi uma das últimas conquistas das inúmeras realizações do padre João no município.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos