VOLTA REDONDA
O Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, localizado no bairro Roma, foi um dos sete hospitais estaduais que receberam o Selo de Segurança do Paciente. Esta certificação destaca o compromisso das instituições com a segurança dos pacientes, reconhecendo a adoção de boas práticas na prevenção e resposta a incidentes e eventos adversos.
O prêmio é dado a instituições que se destacam na notificação, classificação, investigação e tratamento de eventos adversos, usando a ferramenta Epimed Segurança do Paciente.
A secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, informou que outros hospitais premiados incluem o Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói; Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu; Hospital Estadual Prefeito João Batista Cáffaro, em Itaboraí; Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama; Instituto Estadual do Cérebro, na capital; e a UPA do Colubandê, em São Gonçalo. “Isso mostra o compromisso da Secretaria com a segurança e o bem-estar dos pacientes. É uma questão pessoal para mim, vindo da Vigilância Sanitária”, disse Cláudia Mello.
O subsecretário de Atenção à Saúde da SES, Caio Souza, explicou que das 450 instituições avaliadas no país, apenas 37% (170) receberam o selo, das quais 28 são públicas. A avaliação é feita em parceria entre o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) e a empresa Epimed Solutions. No Rio de Janeiro, 36 instituições foram premiadas. “O Selo de Segurança do Paciente mostra que as unidades atenderam aos critérios de detecção e investigação de incidentes dentro dos prazos estabelecidos”, afirmou Caio Souza.