A Polícia Civil de Resende prendeu, na quarta-feira, dia 10, um homem, de 24 anos, apontado como integrante de facção criminosa e investigado por diversos crimes violentos, entre eles tráfico de drogas, associação para o tráfico, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação e desobediência. A ação foi conduzida pela equipe da 89ª Delegacia de Polícia (DP), sob coordenação do delegado Michel Floroschk, e terminou em perseguição, troca de tiros, colisão e ferimento do suspeito. A prisão aconteceu no bairro Itapuca, na região da Grande Alegria.
Segundo o delegado, o homem era considerado um dos principais investigados pelos recentes homicídios em Resende. “A equipe já monitorava membros da facção e havia identificado um veículo Volkswagen Nivus clonado usado por um dos executores. Nesta quarta-feira, novas informações confirmaram a circulação do carro por pontos da cidade, levando os agentes até o local”, explicou Floroschk.

Polícia Civil monitorava a facção e já havia identificado o Nivus clonado usado por um dos executores-Divulgação Polícia Civil
Os policiais localizaram o Nivus e determinaram que o motorista parasse, mas ele iniciou fuga em alta velocidade. Durante a perseguição, a viatura da Polícia Civil foi atingida por um disparo, obrigando os agentes a revidarem e atirarem contra os pneus do veículo. O suspeito arremessou uma arma pela janela e continuou dirigindo até perder o controle e colidir contra um poste.
Após o impacto, ele desceu do carro com a mão na cintura, simulando estar armado, e tentou fugir a pé. Um dos agentes efetuou um disparo que o atingiu no pé, impedindo a fuga. O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou o homem ao Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no Jardim Jalisco, onde permanece sob observação médica e escolta policial.
Durante buscas no interior do veículo clonado, os agentes apreenderam munições de calibres 9 mm, .45 e 7.62, uma grande quantidade de drogas, duas balaclavas e luvas táticas. Segundo a Polícia Civil, o suspeito possui extensa ficha criminal e teria gravado áudios afirmando estar armado e disposto a enfrentar traficantes rivais e policiais.

Viatura da Polícia Civil foi atingida com um tiro no vidro durante a perseguição – Divulgação Polícia Civil
Assim que receber alta, ele será encaminhado para a Cadeia Pública de Volta Redonda, onde passará por audiência de custódia.
Crimes investigados
A Polícia Civil afirma que o preso é suspeito de envolvimento em dois assassinatos recentes em Resende. O primeiro ocorreu em 18 de novembro, quando um homem de 31 anos foi executado a tiros no estacionamento de um supermercado no bairro Santa Isabel. Três criminosos, encapuzados e vestidos com roupas táticas, desceram armados com metralhadoras e pistolas, efetuaram os disparos e fugiram em um GM Tracker cinza.
O segundo homicídio aconteceu em 6 de outubro, no bairro Montese. Um jovem de 19 anos foi baleado próximo a um hospital particular, na Rua Cadete Edson. Imagens mostraram a vítima tentando se abrigar dentro da unidade, enquanto o atirador a perseguia. A vítima teria sido atacada por ocupantes de uma Toyota Hilux prata enquanto caminhava para o trabalho. O jovem foi atingido por quatro disparos, recebeu atendimento médico, mas não resistiu.